Escola Estadual José Alvim completa hoje 120 anos

As obras da escola começaram em 1903. E no dia 17 de junho de 1905 aconteceu a inauguração da escola.

Em 17 de junho de 1905, a cidade de Atibaia ganhava uma escola. As crianças e jovens da elite não necessitavam de escola pública, pois na época existiam boas escolas particulares na cidade. O Capitão José Alvim de Campos Bueno, o Nhô Bim, como era conhecido, sonhava com uma escola gratuita para todos e iniciou os primeiros contatos na busca do seu ideal. Mas em 1902, antes de realizar seu sonho, Nhô Bim veio a falecer.

O senhor Major Juvenal Alvim, então Presidente da Câmara de Atibaia, filho do Capitão José Alvim, abraça o projeto do seu pai, doando o terreno e parte em busca dos recursos financeiros para a construção do prédio e faz um trabalho na Câmara Municipal para pleitear recursos junto ao Congresso Estadual.

As obras da escola começaram em 1903. E no dia 17 de junho de 1905 a inauguração da escola coloca Atibaia como uma das cidades pioneiras no Brasil a adotar o ensino público obrigatório.

Em 15 de março de 1906, por indicação da Câmara Municipal, o Governo Estadual aprova a indicação do nome do patrono “José Alvim” para o Grupo Escolar, homenageando seu idealizador.

Nestes 120 anos, quantos e quantos alunos, diretores, professores e funcionários passaram por esta escola! Uma plêiade, de diretores e professores, deixou na história da instituição a marca da sua personalidade e o fruto do seu trabalho.

Parabéns Atibaia, parabéns ao Grupo Escolar José Alvim, parabéns a Escola Estadual José Alvim.