Dicas de escrita em tempos de redes sociais
Como aprender a escrever? Este é o nosso desafio diário. O mais aventuroso é que aprendemos sempre. O mais engraçado é que estes tempos de redes sociais não diminuiu a importância de dominar as técnicas básicas da escrita.
Ajuda enorme, a editora Companhia das Letras colocou no mercado livros sobre o tema: “E-mails de trabalho, posts em redes sociais, redação escolar ou mesmo um romance: quando o assunto é escrever, sempre podemos nos dedicar mais e melhorar”. Três livros dessa grife editorial trazem dicas de escrita valiosas para ajudar nesse desafio.
“Escrever ficção”, de Luiz Antonio de Assis Brasil, registra a experiência do autor ao longo de 34 anos ininterruptos de trabalho com a Oficina de Criação Literária da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, e também no programa de pós-graduação em escrita criativa na mesma universidade.
Com a perspectiva de um ficcionista dialogando com outros ficcionistas, ele apresenta ferramentas indispensáveis para a formação de um escritor. Avesso a fórmulas, Assis ressalta o papel da leitura constante de obras literárias para quem quer se tornar autor de ficção.
“Tirando de letra”, de Chico Moura e Wilma Moura, professores de redação, oferece ferramentas básicas para escrever de maneira simples e correta. Que caminhos seguir, o que evitar, como pontuar bem, quais recursos mobilizar, como revisar — cada momento da escrita é detalhado minuciosamente, desde o primeiro rascunho. É possível fugir do “gramatiquês” e ir direto ao que funciona na prática.
Por último, “Redação infalível”, de Débora Aladim, traz dicas de organização de estudos para os vestibulandos. A autora criou canal do YouTube que leva seu nome e tem mais de 1,5 milhão de inscritos. No livro, usa linguagem ágil e atual para conversar com o público jovem que precisa aprender os primeiros passos na organização dos estudos. A autora ensina a montar cronograma, priorizar e revisar matérias, e oferece ampla lista de temas que podem ser explorados pelo aluno em sessões independentes de estudo.