Atibaia apresenta crescimento do comércio, afirma Renato, presidente da ACIA
Para Renato Russomano, cidade tem apresentado aumento na movimentação comercial, colaborando com empregos e desenvolvimento econômico.
O Atibaiense – Da redação
Em entrevista ao jornal O Atibaiense nesta semana, o presidente da ACIA (Associação Comercial e Industrial de Atibaia), Renato Russomano, afirmou que a cidade vem apresentando crescimento do comércio, com maior movimentação.
“As franquias não param de chegar e representam crescimento econômico da cidade. As grandes franquias geram muitos empregos. Mas isso não impede os pequenos comerciantes de crescerem também. Tem espaço. As pessoas gostam de sair, socializar e consequentemente comprar. Temos um movimento comercial muito grande na cidade, o que movimenta também a locação e venda de imóveis comerciais”, destaca Russomano.
O presidente da ACIA analisa que a locação de imóveis comerciais está melhorando. “Existe um ponto muito importante. Muitas lojas abrem sem planejamento, sem uma estratégia para o negócio. Às vezes, a pessoa monta um negócio no Centro que funcionaria melhor na Alameda Lucas, na Dona Gertrudes, ou no Cerejeiras, Imperial e acaba fechando. Tem que ter imóvel certo no local certo. A percepção que tínhamos de que lojas abriam e fechavam com frequência está diminuindo, tem um planejamento melhor. Os preços dos aluguéis estão mudando também. Tem havido muita negociação das empresas com imobiliárias”.
Segundo Renato, a ACIA dá todo o apoio para os comerciantes, sejam grandes ou pequenos. São ofertadas palestras e cursos constantes, para capacitar melhor o empreendedor e seus colaboradores. “A ACIA sempre será espaço de apoio. Nós ajudamos a capacitar melhor os profissionais, mostrar ideias inovadoras que estão chegando. Levamos dicas de tecnologia, estrutura de venda, como montar melhor a loja, material de ponto de venda, dicas de redes sociais, tudo com palestras gratuitas. Temos cursos pagos, mas com valores acessíveis para os empresários”.
Outra colaboração importante da ACIA é o Certificado Digital. O Certificado Digital é a identidade digital da pessoa física ou jurídica no meio eletrônico. Ele garante autenticidade, confidencialidade, integridade e não repúdio nas operações que são realizadas por meio dele, atribuindo validade jurídica. Sendo assim, ele permite que diversos serviços sejam realizados sem a necessidade da presença física, proporcionando agilidade nos processos, sustentabilidade e redução de custos.
Renato conta que a ACIA acaba de fechar nova parceria, que também deve colaborar com empresários da cidade. A parceria é com a empresa Coploy, que tem tecnologia de Recursos Humanos. “O candidato não precisa ir até a empresa para a entrevista de emprego. É tudo pelo celular, a pessoa faz da casa dela. A plataforma usa inteligência artificial, que prepara algumas perguntas de acordo com o briefing que empresa passa da vaga. Pode criar perguntas e pesquisas. A IA vai dar uma nota para as respostas dos candidatos e o RH da empresa contratante avalia”, explica.
O presidente da ACIA lembra que atualmente, o profissional de RH determina um tempo de ao menos 1 hora por candidato para entrevistar. “Com essa ferramenta, é possível minimizar para 20 minutos a avaliação do profissional. E o candidato tem mais facilidade, sem precisar se deslocar, além de saber na hora se passou ou não na entrevista. Tem o feedback imediato”. A ACIA já está implantando a ferramenta.
Outra proposta da atual diretoria é trazer para Atibaia a Faculdade de Comércio e cartão de benefícios. A articulação já está em andamento.
DATAS COMEMORATIVAS
O comércio tem cinco datas importantes no ano para alavancar as vendas: Natal, Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais e Dia das Crianças. Renato destaca que o Natal teve crescimento em 2023 e que a ACIA já se planeja para a festa deste ano.”Estamos preparando alguns atrativos para a pessoa sair e consequentemente comprar no comércio local. A festa natalina tem que começar cedo. Esse ano, nossa campanha de Natal deve começar no final de outubro. Temos que ter enfeites, atrativos para pessoas saírem”.
A campanha de Dia das Mães já está formulada. Será dado vale presente ao sorteado, que poderá gastar o valor em diferentes lojas e prestadores de serviços da cidade. “Quando damos prêmio, estamos valorizando a empresa onde vamos comprar o prêmio. É sempre um associado, mas é em um único local a compra do prêmio. A ideia do vale compra é estimular o consumo no comércio local. Serão R$ 3 mil em compras para o consumidor vencedor e outros R$ 3 mil para o dono da loja onde saiu o cupom sorteado. E a pessoa pode gastar em qualquer loja que esteja participando da promoção. Funcionou muito bem no Dia das Mães do ano passado e vamos manter em nossas campanhas. O ganhador poderá comprar itens de todo tipo. Pode colocar gasolina, comprar produtos de supermercado, ir em uma manicure. Leque é muito grande”, explica Russomano.
Este ano, haverá ações no Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças e Natal. “O Dia dos Namorados estamos pulando porque cada campanha dura cerca de 2 meses. Vamos fazer ação do Dia dos Namorados, mas não campanha. No Natal, em vez de dar o cruzeiro marítimo, vamos dar o vale viagem. Ganhador escolhe a empresa associada que oferece viagem, escolhe destino e paga com o vale que ganhou. O cruzeiro muita gente tem medo de fazer, então com vale, a pessoa tem mais liberdade de escolher a viagem desejada”.
Uma novidade é a realização da eleição do Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura. “É um projeto desenvolvido no Estado, feito pela Facesp (Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo). Elegemos esse mês a Adriane Andreu, da Expert BlendersStore como presidente. Objetivo é valorizar as mulheres empreendedoras”.
Outras ações recentes da ACIA são a adesão digital (empresário se associa à entidade direto no site), colocação de totens digitais em pontos estratégicos da cidade e criação de um podcast, que entrevista associados, dando visibilidade a eles (ACIA Talks, pelo Youtube).