CTC Atibaia inicia oficinas de viola caipira, técnica vocal e catira
As oficinas dão continuidade aos projetos implementados desde 2015 pela coordenadora e fundadora do CTC Atibaia, Ruth Rubbo.
O CTC – Centro de Tradições Caipiras de Atibaia deu início, no mês de março, a mais uma ação para o fortalecimento da nossa identidade cultural. O Cultura Caipira em Movimento é um projeto contemplado pela Lei Paulo Gustavo e tem como objetivo incrementar as atividades já em andamento nesse espaço de resistência.
As oficinas dão continuidade aos projetos implementados desde 2015 pela coordenadora e fundadora do CTC Atibaia, Ruth Rubbo. Segundo ela, além de acolher violeiros e catireiros que não têm oportunidade de mostrar a sua arte no contexto das políticas públicas e da grade oficial de eventos dos municípios e espaços voltados às programações culturais, a iniciativa visa preservar a memória coletiva da vivência caipira, promovendo o aprimoramento desses fazedores de cultura.
Caipira na essência
O projeto “Violeiros da Paulistânia”, incubadora de violeiros solo e duplas do CTC Atibaia, criou boa expectativa junto ao mestre Marcos Amorim, já nas primeiras aulas. O músico e produtor musical, com vasta experiência na área, ressaltou que sua função é fazer com que os integrantes toquem a viola com melhor mobilidade e técnica, preservando a própria linguagem, característica marcante do grupo, notada logo no primeiro encontro e que ele considera fundamental quando se trata da música essencialmente caipira.
Voz duetada
A cantora, fonoaudióloga (mestra pela Universidade Federal Paulista) e musicista com especialização em vozes duetadas, Simone Sperança, iniciou a
oficina de técnica vocal, voltada ao repertório caipira. Ela observou os conceitos básicos sobre a fonte do som e os “instrumentos” que usamos para cantar, como pulmões, diafragma, cordas vocais, músculos da garganta e do abdome. Ainda durante a aula inaugural, propôs uma série de exercícios de respiração e testou individualmente a voz dos violeiros cantadores, a fim de conhecer os respectivos timbres e o consequente potencial para a formação dos duetos.
Catira
Valdeci Bueno, mestre convidado para a oficina de catira, já ministrava aulas e liderava o grupo “Raízes do Catira”, criado através de um outro projeto do CTC Atibaia, pelo ProAC Edital – Programa de Ação Cultural do estado de São Paulo. Trata-se de uma iniciativa pioneira no município e se mantém ativa desde a sua criação, com aulas regulares que vão até o final deste ano.
Todas as aulas são direcionadas exclusivamente para os membros do CTC Atibaia, uma associação de voluntários, mantida através de editais e de recursos próprios. Os projetos “Viola em Flor” e “Festival CTC Atibaia”, que neste ano terá sua 4ª edição, também fazem parte dessa importante
empreitada.
Nova sede
A busca de uma sede para abraçar tantas demandas, faz parte dos planos da coordenadora Ruth Rubbo, que tem sob a sua responsabilidade o resguardo de parte importante da cultura tradicional do município. “O CTC Atibaia é um projeto pioneiro e necessário em toda a região, pois ali os saberes e práticas caipiras, oriundos de nossa ancestralidade, encontram abrigo e proteção. Esse tempo urge, pois testemunhamos o início do seu desaparecimento com a invasão de seus espaços de origem, especialmente as zonas rurais por condomínios, expulsando nossos atores culturais de locais onde ainda se encontram resquícios da linguagem caipira”, alertou.
Em 2023, o Centro de Tradições Caipiras de Atibaia foi reconhecido como “Ponto de Cultura” pelo Ministério da Cidadania e certificado como “Utilidade Pública” pelo município de Atibaia (lei 4892 de 10/03/2023).
Oficinas
Simone Sperança (voz)
Marcos Amorim (viola caipira)
Valdeci Bueno (catira)
Cultura Caipira em Movimento é um projeto contemplado pela da Lei Paulo Gustavo, através da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas de São Paulo, Ministério da Cultura – Governo Federal
Mais detalhes sobre os eventos do Cultura Caipira em Movimento e de todas as demais atividades você acompanha em nosso site ou pelas redes sociais.
www.ctcatibaia.com.br
https://www.facebook.com/ctcatibaia
https://www.instagram.com/ctcatibaia
https://www.threads.net/@ctcatibaia
Oficinas
Simone Sperança (voz)?
Marcos Amorim (viola caipira) ?
Valdeci Bueno (catira)
Cultura Caipira em Movimento é um projeto contemplado pela da Lei Paulo
Gustavo, através da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas de
São Paulo, Ministério da Cultura – Governo Federal?
#LeiPauloGustavoSP #tudoviracultsp #ctcatibaia
#centrodetradicoescaipirasdeatibaia #culturacaipiraematibaia
#culturacaipirapaulista #catiraematibaia #raizesdocatira #catira
#violacaipiraematibaia #violacaipira #violeirosdapaulistania #oficinasculturais
#ruthrubbo