Profissionais da Secretaria de Educação recebem aperfeiçoamento para atender crianças com Transtorno do Espectro Autista
Atividade faz parte da implementação do Currículo da Educação Básica de Atibaia, Formação em Rede: Comunidade de Aprendizagem – Caminhos do Saber.
Os profissionais do Centro de Atendimento e Apoio ao Desenvolvimento Educacional (CAADE) e os professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) receberam, na sexta-feira (11), aperfeiçoamento para intervenção no trabalho junto aos alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O encontro aconteceu no auditório do Ciem I “Professora Elizete Rodrigues”, no Jardim Terceiro Centenário.
A formação foi ministrada pela professora Cristiane Saragucci, especialista em neuropsicopedagogia, psicopedagogia clínica e institucional, e pós-graduanda em intervenção ABA (sigla em inglês para Análise Aplicada do comportamento) no autismo e deficiência intelectual. A capacitação faz parte da implementação do Currículo da Educação Básica de Atibaia, Formação em Rede: Comunidade de Aprendizagem – Caminhos do Saber.
Para Gleise Cristina Prudenciano, professora do AEE, “a formadora trouxe o tema inclusão de crianças com TEA, abordando suas características e exemplificando como refletem nos comportamentos diariamente, informações importantes para que os profissionais consigam visualizar na rotina escolar. Conforme a formadora trazia as dificuldades que essas crianças têm, ela foi ilustrando as possibilidades que temos para aproveitar o potencial delas, e finalizou com sugestões de atividades que podem ser utilizadas, inclusive junto a crianças sem TEA”, descreveu. “A formação foi muito proveitosa, pois me fez revisitar alguns conceitos e estratégias e reter informações”, ressaltou.
Entre os projetos de formação continuada no campo da Educação Inclusiva e Especial estão a formação dos professores do AEE e do CAADE como forma de oferecer subsídios necessários para que possam realizar formação direta aos profissionais das escolas, para a contínua construção da Educação Inclusiva; encontros mensais de formação aos profissionais do CAADE/AEE, com o intuito de promover reflexões sobre as práticas, traçar metas e reorientar os trabalhos, se necessário, além de incentivar o compartilhamento de experiências entre profissionais especializados do CAADE (professores especialistas diversos, fonoaudiólogos, psicólogos e gestores da Divisão); oferta de orientação às famílias; e ainda formação aos profissionais de apoio, por meio dos professores do AEE, referente às diversas dúvidas e necessidades com as quais lidam no dia a dia, no momento do trato e no acompanhamento aos alunos que requerem atenção específica.