Homem é detido com 50 pássaros silvestres e vários equipamentos de caça
No último domingo, dia 04, equipe da Polícia Rodoviária Federal da 3ª Delegacia em Atibaia, durante ronda nas proximidades do km 80, sentido sul, abordou um veículo Fiat Cronos com somente um ocupante. Ao solicitar seus documentos, foi verificado a presença de diversos apetrechos espalhados pelo veículo relacionados com a caça de animais silvestres (pássaros).
Foi ordenado ao condutor que descesse do veículo e abrisse o porta malas sendo constatada a presença de várias gaiolas com muitos pássaros da espécie Saltator similis, nome popular Trinca-ferro.
Ao ser questionado, o autor optou por manter-se em silêncio. Em contagem inicial foi verificada a presença de 50 pássaros, sendo dois deles utilizados como “chama” para atrair os demais, destaca-se ainda a presença de diversos apetrechos para caça, tais como: redes de neblina, facões, estacas, varas telescópicas.
Por se tratar de crime de menor potencial ofensivo (conforme determina a legislação) o autor assinou o Termo de Compromisso de comparecimento ao fórum quando devidamente intimado, sendo liberado em seguida.
As aves seguiram para o órgão ambiental responsável pela reabilitação e posterior soltura.