Nova gestão 2022/23 da ACIA quer fortalecer a prestação de serviços

O atual presidente enfatizou que a entidade também tem como papel trabalhar uma política pró desenvolvimento do empresariado e da cidade de Atibaia.

O Atibaiense – Da redação

A nova diretoria da ACIA (Associação Comercial e Industrial de Atibaia) tomou posse recentemente para a gestão 2022/2023 e o foco do trabalho deve ser acelerar as ações que já vinham sendo desenvolvidas, especialmente o fortalecimento da prestação de serviços à comunidade empresarial. É o que destaca o presidente da entidade, Rubens Carvalho, em entrevista ao jornal O Atibaiense.
O empresário, que atua na cidade há mais de três décadas e sempre foi ativo dentro da ACIA, tem como um dos desafios colaborar na preparação de uma nova geração. “Cujo processo foi iniciado com a eleição de meu antecessor Alessandro Roncoletta. A pandemia que ainda nos aflige, interrompeu este processo iniciado. Como eu já era presidente do Conselho há bastante tempo, atendi a um pedido da diretoria e nos propusermos a ser candidato e fomos eleitos por unanimidade. A partir disto estamos empenhados para preparar uma nova geração para dar longevidade à ACIA. Queremos transmitir nossa experiência empresarial para uma nova geração que vá dirigir a entidade.”, explicou Rubens Carvalho.

FOCO PRINCIPAL
Para o presidente, o foco principal da entidade é acelerar as ações que já vinham sendo desenvolvidas, especialmente o processo de transformação da ACIA em uma prestadora de serviços. “A ACIA é uma prestadora de serviços para a comunidade empresarial de Atibaia, sejam os pequenos, médios ou grandes empresários. É prestadora nas áreas do crédito, treinamento, orientação jurídica, auxílio com carteira de currículos e empregos, banco de talentos, banco de geração de empregos”.
Acrescenta que outra missão é manter a relação empresarial com a Prefeitura e os órgãos oficiais do município, como o Poder Judiciário e o Legislativo. “A ACIA não tem nenhuma finalidade política, mas tem a finalidade do fortalecimento da relação empresarial com a comunidade política, que administra a cidade. Embora não sejamos uma entidade político partidária – isso não somos, não queremos e não vamos tomar partido -, nós somos uma entidade política de relacionamento, para levar anseios e necessidades. A política vai e volta e a entidade fica. A ACIA tem 73 anos. Quantos prefeitos, quantos vereadores já passaram nesses anos? Os anseios da comunidade empresarial é o que vamos fazer valer”.
Rubens Carvalho destaca que todo empresário pode ser um associado, basta ter um CNPJ, incluindo os empresários individuais. “É uma associação de empresários, não importa o tamanho da empresa. Para cada ambiente devemos ter uma linguagem e trabalhar para que a comunidade empresarial cresça”, explica. Atualmente são 500 associados entre comércios e indústria, com uma estimativa de crescimento em 2022 de 30%.

DESAFIO COM MÃO DE OBRA
Justamente pelo fato do foco da ACIA ser na prestação de serviços aos empresários, a entidade tem se preocupado com a geração de empregos e a qualificação da mão de obra em Atibaia. “Um grande problema que temos e precisamos resolver junto à Prefeitura é não só a geração de empregos. É a oferta de mão de obra qualificada. O que temos hoje é um apagão de mão de obra no município, desde a mais primária até a mais qualificada. Então precisamos olhar isso com muita profundidade. Nós empresários da ACIA, junto com Poder Público, que já está focado nisso, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, estamos trabalhando para desenvolver esse treinamento de pessoas e evolução de funcionários. Corremos o risco de perder grandes empresas interessadas em se instalar na cidade por não termos a mão de obra qualificada”.
A ACIA já desenvolve os mais diversos trabalhos de treinamento, especialmente aquele dirigido à necessidade detectada entre o empresariado da cidade. Há ainda parcerias para cursos junto ao SESI e SEBRAE.

PANDEMIA
No momento, devido à situação da pandemia de Covid-19, com avanço da variante Ômicron, a ACIA tem tomado o cuidado de não realizar reuniões presenciais e as palestras previstas só devem começar quando for recomendável.
Há ainda, de acordo com Rubens, a preocupação de “fazer valer os anseios empresariais” junto ao Poder Público. “Em tempos de pandemia, a ACIA deve ser uma interlocutora para não impedir a atividade do comércio, mas prezar pela segurança sanitária. Não podemos ser irresponsáveis de achar que a pandemia acabou. Queremos que o comércio e a indústria continuem ativos, gerando empregos para a comunidade. Mas precisamos aliar à segurança sanitária para preservar as pessoas, as famílias, para não termos um custo social alto. São decisões difíceis. O empresário quer continuar trabalhando, produzindo, mantendo as famílias alimentadas”.

FUTURO DE ATIBAIA
A nova gestão da ACIA deve ser, segundo o presidente, de trabalho e resultados. “Já estamos trabalhando bastante e queremos resultado para a comunidade empresarial. Queremos essa relação com o Poder Público no sentido de melhorar a cidade como um todo. Temos várias ‘Atibaias’. Você vai para o Imperial, Cerejeiras, por exemplo, e não tem uma agência bancária ali naquela região. Precisava de um banco ali. Então o Poder Público precisa verificar quais são as necessidades e quais as demandas para que o desenvolvimento venha. Precisamos sim desenvolver Atibaia, mas ter um desenvolvimento ordenado, respeitando as características da cidade”.
Rubens Carvalho diz que tem conversado com políticos e empresários com relação ao Plano Diretor, para que haja “regras claras”. “O empresariado precisa de segurança jurídica, precisa de segurança empresarial. Precisa saber qual a norma, qual a regra, para calcular o retorno. Empresário precisa de um caminho claro para trilhar. Essa clareza o Poder Público deve exercer e deve acelerar”.
Para o empresário, a política da ACIA é uma política pró desenvolvimento de Atibaia. “Queremos opinar e participar de algumas discussões. Queremos ajudar a construir”, finalizou.