Festa do Morango de Atibaia e Jarinu começa neste sábado (27) e espera mais de 120 mil visitantes

O evento é realizado pela Associação dos Produtores de Morangos e Hortifruti de Atibaia, Jarinu e Região, em parceria com as prefeituras de Atibaia e Jarinu, todos os finais de semana até o dia 19 de julho.

 

O aroma dos morangos frescos já toma conta da região. Começa oficialmente neste sábado, 27/6, a 42ª Festa do Morango de Jarinu e Atibaia, um dos eventos mais tradicionais e aguardados do interior paulista. A festividade promete reunir cerca de 120 mil visitantes ao longo de seus quatro finais de semana (oito dias de programação), consolidando-se como uma das principais vitrines do turismo rural, da gastronomia e da produção agrícola do Brasil. Aproximadamente 20 produtores rurais participarão desta edição, que deve comercializar cerca de 80 toneladas de morango durante a temporada.

História e tradição que atravessam gerações

Promovido pela Associação dos Produtores de Morangos e Hortifruti de Atibaia, Jarinu e Região, em cooperação com as prefeituras locais, o evento celebra a safra da fruta com novidades e ajustes logísticos pensados para a comodidade do público. Criado em 1983 por produtores rurais da região, a celebração nasceu com o objetivo de valorizar a agricultura local e, ao longo das décadas, transformou-se em uma referência nacional em turismo rural. A forte influência da colônia japonesa, que foi fundamental para o desenvolvimento e o cultivo do morango na região, também se faz presente de forma marcante na identidade do evento.

Infraestrutura e conforto

Nesta ano a celebração retorna maior, totalmente modernizada e estruturada para receber um público estimado em cerca de 120 mil visitantes ao longo de seus finais de semana de realização.

Para acolher o grande público estimado, a organização preparou uma importante melhoria na área de estacionamento, que agora dispõe de um número maior de vagas para absorver o fluxo de veículos de forma organizada. Vale ressaltar uma observação importante para os frequentadores: embora o estacionamento tenha sido ampliado para oferecer mais comodidade, a estrutura interna e o espaço do recinto da festa seguem no mesmo formato tradicional e consagrado das edições anteriores.

Além disso, a completa reforma do Posto de Saúde localizado ao lado do Parque do Morango – fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Atibaia e a Associação dos Produtores – garante pronto suporte médico estruturado tanto para os turistas quanto para as equipes de trabalho durante todos os dias de festa.

O sabor é a grande estrela

O morango, claro, é o grande protagonista. Os visitantes poderão adquirir a fruta fresca diretamente das mãos dos produtores, muitas vezes colhida no próprio dia. A praça de alimentação trará uma verdadeira vitrine de sabores com tortas, merengues, bolos, doces artesanais, sorvetes e sucos preparados com a fruta.

Mas a imersão gastronômica vai muito além: um dos maiores símbolos do evento é o tradicional frango crocante com polenta, receita que conquistou fama entre os frequentadores e tornou-se parada obrigatória. O cardápio multicultural é complementado por pratos da culinária japonesa, italiana e diversas especialidades da cozinha brasileira, incluindo o tradicional espaço beneficente operado pela APAE.

Música, diversão e lazer para toda a família

A edição de 2026 conta com uma estrutura repleta de lazer para todas as idades, incluindo parque de diversões, exposição de frutas e um mini shopping com expositores de artesanato, roupas e produtos regionais.

Para os pequenos, o palco infantil recebe As Aventuras de Lipy & Cindy, com os personagens mais queridos pelas crianças, muita música, interação e apresentações cheias de alegria aos domingos. Uma experiência divertida para cantar, brincar e criar memórias inesquecíveis com toda a família.

Shows

A programação musical aos sábados também destaca as apresentações especiais da Caravana Tony Araújo 30 Anos, reunindo clássicos da música popular.

1º Final de Semana (Sábado 27/06 e Domingo 28/06)

Sábado – 27 de Junho

  • 09h: Abertura Oficial

  • 14h30 às 15h30: Rafael França e Maria Oliver

  • 16h às 17h: Kaito de Paula

  • 17h30 às 18h30: Legião Urbana Cover – Felipe Bozato

  • 19h às 20h: Banda Sigla

  • 20h30 às 22h: Ângelo Máximo e Banda 100 Rótulo

Domingo – 28 de Junho

  • 12h30 às 13h30: Grupo Folclórico Stela Bianca (Cultura Italiana)

  • 14h às 15h: Patrulha Canina e Convidados – Lipy e Cindy

  • 15h30 às 16h30: Banda Maia

  • 17h às 18h: Edu Anjos


2º Final de Semana (Sábado 04/07 e Domingo 05/07)

Sábado – 04 de Julho

  • 13h às 14h: Rafael Santos

  • 14h30 às 15h30: Calinho Cauboy

  • 16h às 17h: Jonas Cachorrão

  • 17h30 às 18h30: Edi Bahia do Forró – Piseiro

  • 19h às 20h: Manzine & Matheus

  • 20h30 às 22h: Banda Remember e Claudio Roberto – Tony Araujo

Domingo – 05 de Julho

  • 11h30 às 12h30: Nilson Kruschewsky

  • 13h às 15h: Dupla Le Voci – Alfredo Rossi

  • 15h30 às 16h30: Stitch & Angel / Mario e Tristeza – Lipy e Cindy

  • 17h às 18h: Kaito de Paula


3º Final de Semana (Sábado 11/07 e Domingo 12/07)

Sábado – 11 de Julho

  • 13h às 14h: Rodinei

  • 14h30 às 15h30: Acústico Rock Família Goy

  • 16h às 17h: Edi Bahia do Forró

  • 17h30 às 18h30: Fernando Szua e Tony Marques

  • 19h às 20h: Alex Lopes

  • 20h30 às 22h: Banda Reprise Inédita

Domingo – 12 de Julho

  • 13h às 15h: Orquestra Viola 7 Colinas

  • 15h30 às 16h30: Divertidamente / Alegria e Tristeza – Lipy e Cindy

  • 17h às 18h: Banda Alchemist


4º Final de Semana (Sábado 18/07 e Domingo 19/07)

Sábado – 18 de Julho

  • 13h às 14h: Sertão Rock

  • 14h30 às 15h30: DJ Marcelo Santos e Valéria Galego

  • 16h às 17h: Ronaldo Ribeiro

  • 17h30 às 18h30: Kaito de Paula

  • 19h às 22h: Encerramento Especial da Caravana: Almir Rogério / Dupla PX / João Viola / Julio Cesar / Tony Araujo / Willie de Oliveira e Radio Taxi / Bob Lee Cover Elvis Presley/ Banda Primavera de Praga

Domingo – 19 de Julho

  • 11h às 12h: Éder Luiz

  • 12h30 às 13h30: Forró Envolvente

  • 14h às 15h: Bolofofos e Patrulha Canina – Lipy e Cindy

  • 15h30 às 16h30: Banda Sigla

  • 17h às 18h: Alex Reis


SERVIÇO

  • Evento: 42ª Festa do Morango de Jarinu e Atibaia

  • Datas: 27 e 28 de junho; 04 e 05 de julho; 11 e 12 de julho; 18 e 19 de julho

  • Horários: Sábados das 10h às 23h; domingos das 10h às 19h

  • Local: Parque do Morango “Duílio Maziero”

  • Endereço: Rodovia Edgard Máximo Zambotto, Km 77 – Jarinu/SP

  • Entrada: Gratuita

    Principais Atrações

  • Gastronomia típica regional e multicultural

  • Venda de morangos frescos diretamente com os produtores

  • Doces e sobremesas artesanais variadas

  • Shows regionais e apresentações da Caravana Tony Araújo 30 Anos

  • Parque de diversões e atrações infantis

  • Mini shopping com artesanato, roupas e produtos locais

  • Tradicional exposição e venda de frutas selecionadas