Grupo de Saulo lança Plano de Governo Colaborativo

O Plano de Governo é para quatro anos, contempla as ações estratégicas a serem executadas ao longo do mandato do prefeito, com apoio da equipe de secretários.

Professor Rodrigo Parras

 

No último domingo, 19 de maio, o grupo liderado pelo pré-candidato a prefeito e atual deputado Federal Saulo Pedroso, formado pelos partidos PSD, Republicanos, Solidariedade, MDB, PDT, Avante e Agir, reuniu suas lideranças e os 84 pré-candidatos a vereador para conhecerem a proposta de elaboração do Plano de Governo Colaborativo.
O Plano de Governo é para quatro anos, contempla as ações estratégicas a serem executadas ao longo do mandato do prefeito, com apoio da equipe de secretários. Deve ser construído para dar subsídio ao Plano Plurianual, além de ser documento obrigatório de registro da candidatura de prefeito e vice.
Para conduzir os trabalhos de elaboração do Plano de Governo, o grupo escolheu um nome que mescla conhecimento técnico e atuaçãopolítica, ex-presidente da Câmara Municipal, professor universitário e doutor em educação, Rodrigo Parras, além de uma equipe técnica, que desenvolverá o trabalho de pesquisa, análise e desenvolvimento do texto.
Segundo Prof° Parras, “a pedido do Saulo, o Plano de Governo será alicerçado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que são uma agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável em setembro de 2015 composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030”.
Nesta agenda estão previstas ações mundiais nas áreas de erradicação da pobreza, segurança alimentar, agricultura, saúde, educação, igualdade de gênero, redução das desigualdades, energia, água e saneamento, padrões sustentáveis de produção e de consumo, mudança do clima, cidades sustentáveis, proteção e uso sustentável dos ecossistemas, crescimento econômico inclusivo, infraestrutura, industrialização, entre outros.
Ainda segundo o coordenar, o Plano de Governo, será construído, ouvindo a população, por este motivo, COLABORATIVO, para isso, será formatado em três etapas.
Primeira etapa –FERRAMENTA VIRTUAL, que foi desenvolvida, que por intermédio de um link, a população poderá avaliar os atuais serviços públicos, apresentar sugestões, propostas e críticas dos diversos temas, inclusive apresentando demandas dos bairros.
Segunda etapa – CÂMARAS TEMÁTICAS, por intermédio de reuniões, serão apresentados os cenários dos mais diversos temas, como educação, saúde, segurança, entre outros. Os pré-candidatos que se interessarem pelos respectivos temas, poderão se envolver, participar e incentivar a população em debater e apresentar propostas.
Terceira etapa – REUNIÕES REGIONAIS, serão realizadas reuniões nas oito regiões de Atibaia, onde a população poderá apresentar propostas para os problemas dos bairros e dos mais diversos temas de interesse da população.
Em sua fala, Saulo enfatizou que “um Plano de Governo bem desenvolvido, pode dar suporte e criar uma linha de entendimento, discurso e principalmente, de propostas que atendam de fato, os interesses da população. Assim, sua elaboração é fundamental para que a população entenda o que se pretende desenvolver nos quatro anos de governo”.
Prof° Parras, destacou, “que os pré-candidatos a vereador serão protagonistas e multiplicadores do conceito de um plano inovador, baseando as propostas em evidências, identificando questões prioritárias e que de fato atenda às necessidades e desejos da população”.