Secretários fazem balanço das realizações e conquistas do governo municipal

Além de fazermos esse balanço, precisamos compreender melhor onde estão as insatisfações históricas da população.

Wagner Casemiro

Desde o ano passado, por iniciativa do prefeito Emil Ono, os secretários municipais foram estimulados a fazer o balanço das realizações e conquistas do governo em cada setor, relatando atividades a partir de 2021. Nesta primeira avaliação, o resultado é bastante positivo, embora a população ainda não conheça em detahe todos os projetos e programas desenvolvidos ou em desenvolvimento. Considerando 152 ações previstas no plano de governo, mais de 90% foram entregues ou estão em andamento, faltando cerca de 5% para começar neste ano e concluir nos próximos quatro anos.
Sabe-se que o prefeito tem perfil discreto e não gosta de explorar as ferramentas do marketing de maneira indiscriminada ou pouco criteriosa. Além de fazermos esse balanço, precisamos compreender melhor onde estão as insatisfações históricas da população. Programação de eventos presenciais nas principais regiões do município, com foco na pesquisa e no planejamento, deve balizar a conclusão do atual mandato em 2024. As novas tecnologias ajudam bastante o diálogo entre chefe do Executivo e população, mas não podemos dispensar as reuniões presenciais, em que o “olho no olho” amplia a confiança e afina as prioridades.
Elencamos dez conquistas do exercício entre 2021 e 2024: 1) Fonplata (financiamento de R$ 250 milhões para obras de infraestrutura); 2) FATEC (cursos técnicos); 3) 400 unidades do Minha Casa Minha Vida; 4) construção do CIEM 3 + aquisição do terreno do CIEM 4; 5) Entreposto Rural; 6) novas unidades de saúde (Imperial, Tanque, Usina e Jerônimo de Camargo); 7) investimento em segurança pública (mais de 2 mil câmeras de monitoramento, ampliação do centro de operações, aumento da frota, com 11 novas viaturas, e do efetivo, com novas 67 vagas); 8) 10 mil tablets para os alunos da rede; 9) maior investimento em esporte na história; e 10) maior programa de regularização fundiária da história de Atibaia, com novas ações já previstas para este ano.
O objetivo permanente de todos os secretários municipais é buscar o aperfeiçoamento da administração pública, melhorando a qualidade de vida de toda a sociedade. É do resultado das políticas públicas municipais que mais depende a vida da população. Nesse sentido, é importante aperfeiçoarmos nossos métodos de trabalho, de olho na efetividade da gestão municipal. É assim que vamos proporcionar uma nova perspectiva que redirecione nossos esforços, cada vez mais, aos anseios sociais. Agilidade nos processos, facilidade e comodidade àqueles que se relacionam com a Prefeitura, são aspectos que possibilitam a continuidade dos projetos de modernização da máquina pública, de investimentos, de conservação e zeladoria, de construção de novos espaços, saúde, educação, segurança e habitação, entre outras áreas.
Este governo enfatiza os aspectos institucionais de sua atuação, os cuidados com o planejamento orçamentário para a boa gestão do dinheiro público, a discriminação das principais causas de descontentamento pontual por parte da comunidade, as vedações de último ano de mandato em relação à Lei de Responsabilidade Fiscal e à Lei Eleitoral, além de outras recomendações. Neste momento, prefeito e secretários municipais devem observar as prescrições legais, prevenindo e evitando eventuais abusos de autoridade, sob o ângulo do poder político e econômico, que possam macular o pleito eleitoral; devem garantir também que os limites e condições das legislações sejam atendidas, além da observância à probidade administrativa.

* Wagner Casemiro é Secretário Municipal de Habitação de Atibaia, Professor Universitário Especialista em Administração, Contabilidade e Economia e Representante do CRA – Conselho Regional de Administração Atibaia.