Plano Diretor do Turismo de Atibaia deve atrair mais investimentos e empregos para o setor

Documento é válido até 2027 e é um requisito para que a cidade continue com o título de Estância Turística.

O Atibaiense – Da redação

Em 15 de fevereiro, a Câmara Municipal aprovou o projeto de lei complementar que institui o Plano Diretor do Turismo de Atibaia para período de 06 de março de 2024 ateì 06 de março de 2027. A revisão do plano é necessária a cada três anos, como exigência para que o município mantenha a classificação de Estância Turística.
Na apresentação do plano ao Legislativo, o prefeito Emil Ono destacou que “a aprovação deste projeto vai contribuir com o turismo no município e ajudar na geração de receitas e empregos no setor da hotelaria, gastronomia, atrativos turísticos e prestadores de serviços, além de contribuir na conservação do patrimônio natural e na valorização da cultura local”.
Em diagnóstico realizado para a proposição do Plano, consta que Atibaia tem 41 meios de hospedagem em funcionamento, sendo 19 pousadas, 11 hotéis, 4 motéis, 3 resorts, 1 pousada-camping e 1 hotel fazenda, 1 colônia de férias e 1 glamping. Os preços são diversificados, atendendo todo tipo de público. Há 34 empreendimentos na área urbana e 7 na área rural.
Ainda de acordo com o diagnóstico apresentado no projeto, o público que frequenta os meios de hospedagem de Atibaia é na maioria da cidade de São Paulo. Além da característica do turismo de lazer, há os empreendimentos que recebem prioritariamente o público corporativo ou de negócios.
O levantamento na época verificou que os meios de hospedagem visitados empregavam 1.953 funcionários fixos e funcionários temporários na alta temporada e/ou em eventos e pacotes específicos.
Outro ponto destacado no documento é a ampla oferta de estabelecimentos de alimentação, com diversas opções gastronômicas. Há registrados no município 852 estabelecimentos, entre bares, docerias, sorveterias, lanchonetes, padarias e restaurantes. Foram selecionadas através de informações obtidas junto a Associação Comercial e
Industrial de Atibaia (ACIA), e também junto aos empresários, 121 empresas de alimentação que recebem fluxo turístico e pessoas com segunda residência no município.
Esses 121 estabelecimentos empregavam à época do diagnóstico, 1.314 funcionários fixos e 233 temporários, residentes na cidade de Atibaia e região.
Grande parte destes estabelecimentos de alimentac’aÞo participam dos festivais elaborados pela Prefeitura, via Secretaria de Turismo, como o Festival do Hambuìrguer, Festival Gastronomico, Festival da Pizza e o Festival Comida de Boteco, atraindo moradores e turistas.
O levantamento traz ainda informações de cada atrativo turístico da cidade, seja natural, histórico, cultural e outras opções. Há também destaque para as cidades identificadas como concorrentes de Atibaia. São 36 localidades, todas numa distância máxima de 200 km de São Paulo.
Existe ainda um diagnóstico dos pontos fortes e fracos de Atibaia no setor, paraque sejam analisados e, no caso dos pontos fracos, corrigidos. Também são listados os atrativos turísticos e eventos considerados como pontos fortes.
A conclusão é que, considerando todos (citamos apenas alguns nesta matéria) os pontos fortes, pontos fracos, ameaças e oportunidades, o turismo na cidade, é, e pode vir a ser ainda mais, uma atividade que venha a gerar maior receita, desenvolvimento econômico e geração de novos empregos. O documento é finalizado com a descrição de metas a curto, médio e longo prazos.

INVESTIMENTOS
Atibaia tem investido no turismo e buscando atrativos para aumentar o número de visitantes. Atualmente conhecida como Capital Nacional do Morango, cidade ganhará um parque temático do morango, espaço lúdico e sensorial, tecnológico e sustentável, que será construído junto ao Parque da Usina.
Em 2023, aconteceu a assinatura do convênio entre a Prefeitura de Atibaia e o Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos – DADETUR, para o repasse dos recursos que serão destinados ao incremento do Turismo em Atibaia. O espaço será implantado no bairro da Usina após investimento de R$ 7,8 milhões do Governo Estadual e de R$ 2,6 milhões da Administração Municipal.
Outro investimento será por contrato de repasse, firmado por Atibaia junto ao governo federal através do Ministério do Turismo e da Caixa Econômica Federal, que tem por objeto a reforma da pavimentação de acesso à estação ferroviária, com implementação de rotatória. O valor é de R$ 2.222.712,00 em recursos da União, por meio do programa A Hora do Turismo. A contrapartida é de apenas R$ 23 mil para a Prefeitura.
Há ainda investimentos em andamento na estrada de acesso à Pedra Grande, com pavimentação e melhorias no Pouso de Asa Delta.