Atibaia divulga calendário do Mutirão da Castração 2024

No ano passado, programa beneficiou 2.804 animais na cidade, promovendo a saúde e o bem-estar de cães e gatos.

A Prefeitura de Atibaia definiu o calendário do Mutirão da Castração 2024, que começa no mês de fevereiro e vai até novembro, oferecendo para cães e gatos esse serviço gratuito e itinerante, promovido pelo Departamento de Defesa Animal. No ano passado, o Programa Permanente de Castração beneficiou 2.804 animais na cidade.

 

 

Os mutirões de castração promovem a saúde e o bem-estar dos animais e se destacam pela descentralização, alcançando diversos bairros, como Maracanã, Itapetinga, Portão, Tanque e Usina. Confira AQUI o cronograma completo para este ano.

Entre os benefícios da castração para animais domésticos está a redução do risco de desenvolvimento de câncer de mama nas fêmeas. Para os machos, a castração evita o desenvolvimento do câncer de próstata, além de deixar o animal menos agressivo, pois ele perde a necessidade de cruzar e de marcar território.

Os primeiros mutirões de 2024 acontecerão nos dias 15 e 16 de fevereiro, na Sede do Departamento de Defesa Animal (Rua João Lozasso, 455 – Morumbi), sendo que as inscrições devem ser realizadas no dia 5, via formulário on-line para pré-agendamento disponível no link: bit.ly/InscricaoCastracaoAtibaia .

Exigências

Após preencher os dados necessários e enviar o formulário de pré-agendamento, o munícipe receberá uma mensagem pelo WhatsApp com a confirmação da inscrição. Ela será efetivada conforme a ordem cronológica dos pré-cadastros no site da Prefeitura, que serão iniciados pontualmente às 8h30 e encerrados assim que esgotar o número de vagas. Caso o munícipe apresente dificuldades durante a inscrição on-line, poderá contatar o Departamento de Defesa Animal pelos telefones (11) 4413-6996, 4413-3723 e 9 4999-0019 (WhatsApp).

No dia da cirurgia de castração, o tutor do animal deverá apresentar os seguintes documentos próprios: RG, CPF e comprovante de endereço em Atibaia. Com planejamento para atender diversas regiões do município ao longo deste ano, o Departamento de Defesa Animal ressalta que apenas moradores de Atibaia podem realizar inscrições, independentemente do bairro onde o munícipe residir.

O Departamento de Defesa Animal recomenda que o munícipe fique atento aos canais de comunicação oficiais da Prefeitura de Atibaia, pois a programação, incluindo os locais atendidos, podem sofrer alterações.