Prefeitura de Atibaia já entregou mais de 500 títulos de regularização fundiária de interesse social desde 2021

Em menos de uma semana, 84 famílias do Jardim Imperial e do Caetetuba receberam a titularidade do imóvel.

A Prefeitura de Atibaia deu mais um importante passo no avanço da regularização fundiária do município ao entregar, em menos de uma semana, 84 títulos de propriedade a famílias do Jardim Imperial (Núcleos Miosótis/Mauá) e do Caetetuba (Núcleos Vila São José/Santa Clara). No total, já foram entregues mais de 500 títulos de regularização fundiária de interesse social desde 2021, o que representa o maior programa da história da cidade.

A ação proporcionou às famílias a oportunidade de garantir o direito real sobre suas propriedades, concretizando um sonho de muitos anos. O título de regularização fundiária não apenas confere segurança jurídica aos moradores, mas também representa um marco na busca pela justiça social e no acesso à moradia.

 

 

A entrega dos títulos aconteceu na última quinta-feira (9), no Campo do Pardal, para as famílias do Jardim Imperial, e, para os moradores do Caetetuba, a cerimônia ocorreu no domingo (12), no Complexo Esportivo Santa Clara. “Acabo de realizar um sonho de quase 15 anos. Ter em mãos o documento da minha casa e poder afirmar que agora o imóvel é meu não tem preço. É um misto de alegria e emoção, ter a certeza de que tudo valeu a pena. Meus pais são falecidos e lutaram muito por isso, e hoje posso dizer que ajudei a realizar um sonho deles. Minha gratidão eterna à Prefeitura por nos proporcionar esse momento inesquecível”, emocionou-se a moradora do Jardim Imperial, Ana Lúcia dos Santos Basílio.

As ações deram sequência a uma iniciativa considerada fundamental pela Administração Municipal, que desde 2021 vem investindo em regularização fundiária de interesse social, algo inédito na história de Atibaia, somando 577 títulos de propriedade já entregues, podendo chegar a 1.500 famílias beneficiadas até o final de 2024.

“Esse documento representa a luta de toda uma população pelos direitos à dignidade e ao reconhecimento. Com muito orgulho falo que sou moradora do Caetetuba, bairro de pessoas de bem, e que não foram esquecidas pela Prefeitura. Não somos comunidade, não somos lixão, somos seres humanos e hoje exibimos o título de nosso imóvel com orgulho. Fiz minha casa tijolinho por tijolinho e hoje posso falar que ela é minha de direito. Esse era o sonho do meu pai. Ele não está aqui, mas estou representando ele. Obrigada, Prefeitura, por nos fazer acreditar que o sonho pode sim ser realizado; obrigada por não deixar de cuidar de nós, moradores, e mostrar a todos que temos dignidade”, declarou a representante dos moradores do Caetetuba, Erica Ester do Carmo.

Em seu discurso, o prefeito de Atibaia, Emil Ono, reforçou seu compromisso de cuidar das pessoas. “Mais uma vez temos a alegria de entregar títulos de propriedade a diversas famílias e seguir cuidando das pessoas e transformando sonhos em realidade. Temos o maior programa de regularização fundiária de interesse social da história de Atibaia e isso começou em meu governo. Hoje todos podem reforçar que são proprietários de suas casas, podendo ter segurança jurídica e real do imóvel, garantir o futuro dos seus filhos, ter acesso ao mercado formal de crédito, entre muitas outras vantagens. Para mim, é uma honra participar de todo esse processo e fazer parte da história de cada morador que teve seu sonho realizado”, finalizou.

A regularização fundiária não apenas transforma papel em propriedade, mas também abre portas para melhores condições de vida, acesso a serviços básicos e a possibilidade de investimento em melhorias nas moradias. Essa iniciativa representa um avanço significativo para uma cidade mais justa e digna a todos.