Prefeito Emil Ono recebe novo comandante do 34º Batalhão de Polícia Militar do Interior

Tenente-coronel Hélio Patrício Júnior assumiu comando do batalhão localizado em Bragança Paulista.

Na tarde desta terça-feira (10) o prefeito de Atibaia, Emil Ono, recebeu no Gabinete da Prefeitura o novo comandante do 34º Batalhão de Polícia Militar do Interior (localizado na cidade vizinha de Bragança Paulista), tenente-coronel Hélio Patrício Júnior. Com o objetivo de discutir questões estratégicas de segurança pública em Atibaia, o chefe do Executivo e o novo comandante participaram de uma reunião junto ao capitão PM João Cláudio Corrente, que lidera a 3ª Companhia do 34º BPM/I, em Atibaia, e o secretário de Segurança Pública e Defesa Civil de Atibaia, Cauê Andreassi Nunes.

“É com grande satisfação que parabenizamos o tenente-coronel Hélio Patrício Júnior por assumir o comando do 34º Batalhão de Polícia Militar do Interior. Sua dedicação à segurança e ao bem-estar de nossa comunidade merece destaque”, ressaltou o prefeito durante a visita.

Referência em Segurança Pública

Atibaia está entre as dez cidades com menos de 200 mil habitantes mais seguras do Estado de São Paulo, de acordo com o anuário 2023 das Cidades Mais Seguras do Brasil. A visita do novo comandante do 34º BPM/I reforça a união entre as forças de segurança, uma premissa do Gabinete de Gestão Integrada de Segurança Pública (GGI Atibaia), que está entre as principais iniciativas de sucesso do município nessa área por ter proporcionado o trabalho integrado e estratégico das instituições participantes.

Fruto de investimentos constantes e expressivos do Governo Municipal desde 2021, a segurança pública de Atibaia conta com uma vasta e complexa estrutura utilizada em ações conjuntas do GGI Atibaia.

Um exemplo é o Centro de Operações de Inteligência (COI) de Atibaia, operado pela Guarda Civil Municipal (GCM) em tempo real, que é composto por mais de 450 equipamentos de captura – desde placas de veículos até imagens – somando os pontos de coleta da Muralha Digital, as câmeras do sistema de monitoramento nas vias da cidade e os totens de segurança em pontos estratégicos do município, como escolas, praças e vias principais. Nos próximos meses, o número total deve chegar a 1.400 equipamentos, graças a um importante investimento que será realizado na área.

De 2021 até o momento, a Prefeitura de Atibaia ampliou a Muralha Digital em 230%, aumentando de 25 para 83 os pontos de coleta de dados nos acessos da cidade, em um total de 170 estruturas dessa natureza. A Muralha Digital é capaz de identificar placas de veículos e gerar alertas automáticos, colaborando intensamente na prevenção e na elucidação de crimes e sendo fundamental na agilidade e na precisão de várias ocorrências ao indicar a presença de um veículo que já foi utilizado para a prática de delitos em Atibaia ou outras cidades interligadas ao sistema.

Já o sistema de monitoramento nas vias da cidade recebeu investimento do Poder Executivo para uma ampliação de 500%, saltando de 50 para 300 câmeras instaladas pelo município. Conforme a Secretaria de Segurança Pública (SSP) de Atibaia, a Prefeitura finalizou o processo de contratação de monitoramento, por imagens e circuito de alarme, para todas as escolas da rede municipal e todas as unidades de saúde da cidade, iniciando ações de infraestrutura. Portanto, em breve os novos equipamentos serão instalados nesses espaços públicos, o que ampliará os recursos à disposição das forças de segurança para que Atibaia seja cada vez mais vigiada e segura.

“Atibaia é referência em segurança pública, estando entre as dez cidades mais seguras do Estado de São Paulo, graças a uma política pública séria, que objetiva a segurança de toda a população, afinal, cuidar das pessoas é uma prioridade para o Governo Municipal. Continuamos investindo largamente em segurança pública, com tecnologia, inteligência, capacitação, estruturação e ações estratégias, além da união de várias forças, para aprimorar a segurança no município e proteger ainda mais a comunidade”, salientou o prefeito Emil Ono.