“Garatuja 40 anos” comemorações continuam durante a semana

Na terça-feira, dia 03, a entidade recebeu uma moção por parte da Câmara Municipal de Atibaia, aprovada por unanimidade pelos vereadores.

No sábado passado (30), em comemoração às quatro décadas de atividades consecutivas em Atibaia, o Garatuja promoveu um encontro que foi nomeado “Rumos da Dança em Atibaia”. A intenção foi refletir sobre a situação atual do segmento em nossa cidade, por meio de palestra, diálogos e confraternização.
Já na terça-feira, dia 03, a entidade recebeu uma moção por parte da Câmara Municipal. A iniciativa partiu de seu Presidente, Ademilson Militão, e foi aprovada por unanimidade pelos demais vereadores. Para a diretoria da entidade, representada pelos fundadores Márcio Zago e Élsie da Costa: “A homenagem, além de ser uma grande honra, foi um estímulo para continuarmos trabalhando, sabendo que contamos com o respeito por parte do poder legislativo. Nosso agradecimento, além dos vereadores, é dirigido também a Luiz Gonzaga Neto e ao Villaça, que não mediram esforços para produzir o vídeo apresentado na ocasião”.

 

 

Em continuidade às comemorações de seu aniversário, o Garatuja promove neste sábado, dia 07, às 17h, na sede da ATA, uma exposição sobre o material resultante do Projeto Universo Poético-Musical dos Congadeiros de Atibaia, de 2005. A exposição será composta de fotos, objetos e materiais diversos utilizados na confecção do material gráfico, sonoro e visual da pesquisa. Na ocasião, também haverá um diálogo sobre o tema apresentado pela pesquisadora e fundadora do Garatuja, Élsie da Costa.
Na próxima quarta-feira, dia 11, véspera de feriado, às 19h30, teremos na sede da entidade o lançamento do livro ‘Movimentos & Traçados, Ideias e Ações – 40 anos de Garatuja em Atibaia’. O livro aborda o trajeto da entidade no contexto histórico-cultural do município, além do histórico da própria entidade e sua relação com as políticas públicas existentes. Neste evento, teremos as apresentações musicais com Antônio Celso e Elder Monteiro da Costa, Miltinho Edilberto, Vitor Zago e Luciano Girardelli.
A programação segue durante todo o mês de outubro. Na sexta-feira, dia 13, haverá apresentações de dança, incluindo “Peregrina de TybaiAragem,” que homenageia nossa natureza e cultura de raiz, além dos símbolos sagrados de nossa cidade. Neste dia também haverá dança contemporânea com Keo dos Santos e Virginia Cardoso, bambolês com a artista Mar e cantos e danças do Cacuriá com Lucilene Moreira.
No sábado, dia 14, acontece a abertura da exposição do acervo do Garatuja sobre as animações e as gravuras desenvolvidas no Atelier de Arte Garatuja, e a exposição do acervo fotográfico da entidade sobre dança na sede da entidade.
Dia 20, sexta-feira, acontecerá a abertura da exposição “Identidade Visual – Garatuja Desde o Começo,” no Clube Recreativo Atibaiano.
No dia 21, às 17h, no Museu Municipal João Batista Conti, acontecerá a abertura da exposição “A Expressão Gráfica Infantil,” onde será reunida parte do acervo relativo às atividades do ateliê e parte dos figurinos criados e produzidos pela entidade para as apresentações cênicas de dança. A abertura desta exposição contará com a apresentação da dupla Juvenil Mel e Tito. Todas as ações aqui mencionadas serão gratuitas e fazem parte do projeto ‘GARATUJA – 40 Anos Dedicados às Artes Visuais e Cênicas na Infância e Juventude – Edital ProAC Expresso Lei Aldir Blanc 51/2021 – Prêmio por Histórico de Realização para Pontos de Cultura’.
Participe, será uma honra contar com a sua presença!