Dezesseis mil estudantes participaram da Jornada Literária 2023

Encontro com autores, novidades do mundo literário e evento aberto ao público no Cine Itá finalizam a semana de atividades educacionais e culturais.

No último sábado (21), a sessão da Jornada Literária 2023 foi aberta ao público, trazendo mais de 350 pessoas à plateia do Cine Itá Cultural, para prestigiar a peça o “Palhaço Picolé”, uma adaptação baseada na obra da escritora Alessandra Roscoe. O público pôde curtir a peça teatral gratuita além de pipoca para todos que estavam no local.

O “Palhaço Picolé” traz um elenco formado por adultos interpretando cinco crianças que desejam encontrar uma brincadeira diferente, até descobrirem que o circo é a maneira mais divertida de brincar. Em meio a muitas confusões e trapalhadas, o circo levou crianças e adultos às gargalhadas e a um mundo de magia no Cine Itá.

RDF_0072

“Eu trouxe meus dois filhos pra assistir à peça, eles riram do começo ao fim e eu também”, contou sorrindo Janaína Neves. “Eu estava passeando com meus netos pela praça e, quando vi que aconteceria um espetáculo, resolvi levá-los. Adoramos, fantástica a iniciativa de Atibaia com um projeto desses”, disse Marco Di Giaimo.

“Chapeuzinho quer ser Princesa”

Novidade na Jornada Literária, a terceira peça em cartaz, “Chapeuzinho Quer Ser Princesa”, trouxe muita surpresa e empolgação para as crianças de 2º e 3º anos do Ensino Fundamental. Em uma adaptação inédita do conto, o escritor Kaê Paião promove encontros e diálogos entre a “Chapeuzinho Vermelho” e outras princesas de contos de fadas. A adaptação teatral mostra de forma divertida uma Chapeuzinho que está cansada da sua vida entediante e sonha em se tornar uma princesa.

IMG_3070

“É muito legal, principalmente a hora que o Lobo Mau faz a armadilha pra pegar a Chapéu”, disse Arthur de 8 anos. “Eu adorei a Chapeuzinho Vermelho conversando com as princesas, a Cinderela, a Branca de Neve, todas”, contou Yasmin de 7 anos.

Encontro com escritores

Durante a semana os alunos de 2º ano do Ensino Fundamental tiveram a oportunidade de se encontrar com a escritora Bia Bedran, nos dias 18 e 19 de outubro. Ela contou histórias, cantou canções próprias inspiradas em seus livros e conversou muito com as crianças. “Estou num dia muito especial, são centenas de crianças com os meus livros nas mãos, e eu tive a chance de encontrá-los aqui no Cine Itá. É tanta energia! As crianças debatiam os livros comigo, me entregaram desenhos lindos. Eu estou muito feliz com esta festa da literatura”, relatou Bia Bedran.

Já os estudantes de 3° ano se encontraram com o escritor Jonas Ribeiro, nos dias 23 e 24 de outubro. Nos encontros, o escritor contagiou a garotada: “Que satisfação estar aqui na Jornada Literária de Atibaia! A empolgação dos alunos do terceiro ano para assistirem à peça, encontrarem-se com o autor, ganharem os livros… É um engajamento, é uma orquestração de tantas ações genuinamente literárias, bonitas. A gente fica emocionado”, conta Jonas Ribeiro.

IMG_3049

Balanço
A Jornada Literária 2023 foi um sucesso de público e de apresentações: ao todo foram mais de 40 horas de sessões de teatro e mais de 16 mil crianças, com idade entre 3 e 11 anos, além do EJAI, contemplados com cultura, alegria e diversão.

Nas creches, a Jornada Literária levou encantamento para mais de 3.300 crianças por meio de oficinas cênicas em cada uma das 30 unidades. Foram apresentadas 3 peças teatrais diferentes, atendendo a todas as faixas etárias, com participação de 7 renomados autores durante todo o evento.

IMG_2834