Atibaia amplia Academia da Saúde e lança Programa de Alzheimer e outras demências

Local conta com atividades físicas, orientação nutricional e psicológica, avaliações e serviços, além do Programa Raimunda Moura, direcionado a pessoas com doença de Parkinson.

A Prefeitura de Atibaia entregou na quinta-feira, 5 de outubro, a ampliação da Academia da Saúde, local que oferece uma série de atividades gratuitas e passará a contar com o Programa de Alzheimer e outras demências, em mais uma importante ação que irá expandir e melhorar o atendimento de saúde para a população do município, especialmente os idosos.

 

 

 

As obras de ampliação incluem a construção de mais um consultório e a cobertura da área externa, com recursos próprios da Administração Municipal. Com a expansão, a Academia da Saúde Armando Augusto Tricoly, que fica na Rua Liberdade, 375, Jardim Cerejeiras, terá mais profissionais disponíveis e alcançará um número maior de atendimentos – para cerca de 8 mil por mês, em comparação aos 6 mil atuais.

IMG_6515

O Programa de Alzheimer e outras demências de Atibaia tem como objetivo propiciar avaliação e diagnóstico preciso da patologia e, a partir disto, o tratamento multidisciplinar com médico neurologista e geriatra, fisiologista, psicólogo, neuropsicólogo, profissional de educação física e outras especialidades.

Existem mais de 55 milhões de pessoas em todo o mundo vivendo com demência, doença mental caracterizada por prejuízo cognitivo que pode incluir alterações de memória e desorientação em relação ao tempo e ao espaço, entre outras características. No Brasil, estudo sobre prevalência de demência em pessoas idosas estimou que há 1.800.000 pessoas vivendo com demência e mais de 2.300.000 pessoas apresentando algum tipo de prejuízo cognitivo.

IMG_6438

Muitas doenças podem causar um quadro de demência. Entre as várias causas conhecidas, a Doença de Alzheimer é a mais frequente. Atualmente, no mundo, estão em andamento dezenas de terapias e tratamentos farmacológicos com foco em impedir a morte das células cerebrais associadas ao Alzheimer. Além disso, o uso de sistemas de apoio e intervenções comportamentais não farmacológicas podem melhorar a qualidade de vida das pessoas portadoras de demência e de seus cuidadores e familiares.

Com nove anos de funcionamento, a Academia da Saúde em Atibaia oferece atividades físicas, orientação nutricional e psicológica, por meio do Programa Atibaia Ativa, sem contar uma série de serviços, exames e avaliações físicas e metabólicas, além do Programa Raimunda Moura, direcionado a pessoas com a doença de Parkinson.

Programa Raimunda Moura
Instituído pela lei municipal número 4464 de 11 de Outubro de 2016, o Programa Raimunda Moura tem como objetivo o tratamento e o cuidado do paciente na melhora da capacidade funcional, flexibilidade, equilíbrio, força muscular e, consequentemente, na realização das atividades de vida diária e independência. Busca também a melhora da autoestima, autoimagem, regulação das emoções, socialização, entre outros fatores.

Com a ampliação da Academia da Saúde, será possível também aumentar o atendimento a parkinsonianos na cidade. No local, eles passam por exames específicos e são acompanhados por uma equipe especializada multidisciplinar e interdisciplinar, após avaliação dos profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS). Mais informações pelo telefone 4413-4749 ou pelo e-mail academiadasaude@atibaia.sp.gov.br

IMG_6430