Moradores do Jardim dos Pinheiros fazem petição sobre melhorias no bairro

Moradores do Jardim dos Pinheiros estão se mobilizando contra projeto que construiria uma pista de skate profissional e uma pista de bicicross para eventos e aulas. Esse grupo não quer esse tipo de revitalização em praças e abriu abaixo-assinado na forma de petição pública (https://peticaopublica.com.br/). Esses munícipes se queixam de que não houve até agora qualquer discussão com o bairro, quando o ideal seria uma ampla consulta.

O texto da petição diz: “Queremos árvores, brinquedos, aparelhos de ginástica, banheiros, bebedouros. Por atitudes administrativas que favoreçam a toda população do bairro. Diga não à construção de pistas de skate e bicicross na praça. Acreditamos que nosso bairro não precisa, pois tal obra não atenderá a população em sua maioria; a pista já existente e pode ser restaurada sem maiores gastos. Queremos reformas que a maioria possa usufruir. Esperamos a atenção dos políticos responsáveis”. Na segunda, 7 de agosto, 104 pessoas tinham assinado o documento na internet.

Câmara e Prefeitura também foram contatados. Entre os vereadores que sabem do movimento, estão Pi do Judô e Marcão do Itapetinga. Segundo a Divisão Legislativa da Câmara, houve indicações sobre o Jardim dos Pinheiros nesta legislatura mas, se houver projeto técnico, será por parte da Prefeitura. Em tais casos, audiências públicas podem ser solicitadas, tanto pela administração municipal quanto pelo Poder Legislativo, para apresentação de eventuais projetos e sua discussão com a população. Os moradores também têm o recurso do 1Doc, sistema de ofícios eletrônicos, em que podem reivindicar serviços e obras ao Executivo.

Na página da petição, há o comentário que defende a construção de pistas de skate e bicicross, afirmando que a iniciativa “pode trazer diversos benefícios para uma comunidade e incentivar a prática dessas atividades esportivas e listou dez motivos para considerar essa solução: promoção do esporte e atividade física; espaço seguro e adequado; fomento ao talento local; integração social; atração de turistas; redução do vandalismo; desenvolvimento de habilidades; alternativa de lazer; redução do sedentarismo; e acessibilidade.

Outras vozes destacaram aspectos diferentes, como a necessidade de iluminação na praça que fica entre as ruas dos Coqueiros, Jacarandá e Miosótis. Outro comentário diz: “Sou contra o projeto de pista de skate no Jardim dos Pinheiros e a favor da praça com brinquedos, bancos, aparelhos de ginástica, que atenderão a maior parte da população do bairro. Acredito que a pista de skate deve ser criada em outra região”. Outro comentário também diz: “Já existe uma pista de skate em Atibaia no bairro do Atibaia Jardim. Não estamos de acordo com uma construção de uma nova pista de skate no bairro Jardim dos Pinheiros porque vai atrair muitas pessoas mal-intencionadas”.

Outro comentário diz ainda: “Necessitamos preservar áreas verdes do bairro. Precisamos de um grande e novo parque público, com todo tipo de infraestrutura que um parque deve ter. Precisamos regulamentar as calçadas do bairro, para que sejam usadas pelos pedestres. Precisamos obter a fiscalização dos comércios em frente ao lago, que exalam fortes cheiros, poluindo seu entorno por falta de filtros próprios para contenção de odores; também redutores de velocidade (lombadas) em inúmeras ruas e o direcionamento de maior circulação de veículos às avenidas, reduzindo-se assim o maior movimento nas ruas que são predominantemente residenciais. Só teremos um local saudável, harmonioso, calmo, próprio para melhor viver, respeitando o direito do próximo”.