Empregabilidade nas Fatecs supera os 90%

As Faculdades de Tecnologia – Fatecs – mantidas pelo Centro Paula Souza – são instituições públicas de ensino superior que oferecem cursos de graduação em tecnologia gratuitos, devidamente reconhecidos, estruturados e desenvolvidos para atender aos segmentos atuais e aos emergentes da atividade industrial e do setor de serviços.
Com currículos flexíveis, compostos por disciplinas básicas e humanísticas, de apoio tecnológico e de formação específica na área de atuação do tecnólogo, seus cursos têm uma carga horária média de 2700 horas, com 3 anos de duração. Estruturalmente, o ensino se apoia em projetos reais, estudos de casos e em laboratórios específicos aparelhados para reproduzir as condições do ambiente profissional, permitindo ao futuro tecnólogo participar, de forma inovadora, dos vários trabalhos de sua área.
Em nossa região, a Fatec de Bragança Paulista iniciou suas atividades acadêmicas no segundo semestre de 2008 oferecendo o curso de Gestão da Tecnologia da Informação e em fevereiro de 2010 foi implantado o curso de Gestão Financeira.
Levantamentos realizados pela Assessoria de Avaliação Institucional (AAI) do Centro Paula Souza, com ex-alunos que concluíram os cursos, mostrou que o grau de empregabilidade dos tecnólogos formados pelas Faculdades de Tecnologia (Fatecs) supera os 90%.
Várias unidades espalhadas pelo Estado de São paulo têm estatísticas semelhantes de empregabilidade. Os números mostram que, entre os tecnólogos empregados, 95,7% têm vínculo formal de trabalho, sendo que 71% com carteira assinada, 15,8% são servidores públicos, 3,7%, microempresários, e 3,7%, autônomos regulares.
Alguns dados indicam a sintonia entre os cursos das Fatecs e exigências do mercado: 79,9% dos entrevistados declararam não ter dificuldades para exercer a profissão. A pesquisa também apontou que o grau de satisfação dos ex-alunos com os cursos é de 78,9%. Além disso, os cursos da Fatec são ambientados para um contexto regional de empregabilidade.

* Wagner Casemiro é Secretário Municipal de Habitação de Atibaia, Professor Universitário Especialista em Administração, Contabilidade e Economia e Representante do CRA – Conselho Regional de Administração Atibaia.