Reforma na sede da Corporação Musical chega na etapa do telhado

A reforma na sede da Corporação Musical 24 de Outubro superou a etapa em que colunas estruturaram o prédio, a parte hidráulica e a escada. “Salvamos o prédio”, comemorou o músico Marcelo Orenstein Alvim, em mensagem por rede social ao jornal O Atibaiense. “Foi um sucesso até aqui. Agora, precisamos das contribuições da sociedade para arrumar o telhado e a parte elétrica”, acrescentou, referindo-se ao Projeto Preservação e Continuidade da Corporação Musical. Mais informações em https://corporacao24.wixsite.com/banda24deoutubro/blank-1.
A Corporação Musical 24 de Outubro, que fica na rua Álvaro Correia Lima, 94, centro, recebe recursos da Prefeitura desde 2019, através de subvenção social. A prestação de contas é publicada na plataforma Siconvinho. Na parte técnica, Marcelo Alvim está motivado ainda pelo planejado retorno do maestro Roberto Sion, que quer reeditar a experiência da big band, mistura bem feita entre música popular brasileira e jazz. Ele acredita também que a sede da corporação pode se tornar um espaço cultural multifacetado, com teatro e música.
Segundo Marcelo, a parceria com a Prefeitura e outras instituições pode viabilizar a entrada da sede no circuito cultural de Atibaia, cujo núcleo principal está no centro histórico e centro estendido. Nesse mapa urbano, estão o Cine Itá, o Centro Cultural André Carneiro, o Casarão Julia Ferraz, o Clube Recreativo Atibaiano, a Igreja da Matriz (São João Batista), o Centro de Convenções, o Instituto de Arte e Cultura Garatuja e, possivelmente, o Anexo da Câmara Municipal na rua José Lucas (via entre a Matriz e a Igreja do Rosário), previsto para ser sede da Escola Legislativa de Atibaia (ELA).
A Corporação Musical 24 de Outubro foi fundada em 30 de janeiro de 1931 por Álvaro Correia Lima, Major Sebastião Teodoro Pinto, Bento Marcondes Escobar, Sílvio Russomano, José Herculano Bueno (Zico Paes) e ainda outros políticos do Partido Democrático. O objetivo era, por seus concertos e componentes, aumentar o prestígio, os comícios e as festas do partido. Fez sua primeira apresentação em 31 de janeiro de 1932, pelas ruas da cidade. Na mesma época, havia a Banda 1º de Março, fundada em 1925, pelo Major Juvenal Alvim, do Partido Republicano Paulista. Criou-se a rivalidade entre as bandas, por serem de partidos políticos opostos; porém, com o fim da Banda 1º de Março, em 1973, os músicos se juntaram à Banda 24 de Outubro, tornando-se uma só e acabando com a rivalidade política.
A Banda teve participação de ilustres compositores que também foram regentes, entre eles Francisco Lamoglie Filho, Pedro Cerbino, Sebastião Florido, Aristides Borghi e Frederico Suppione. O maestro Daniel Guimarães Nery e o artista plástico Márcio Zago pesquisaram a história da corporação que, atualmente, tem como regente o músico Pedro Gomes e é formada por 28 músicos. A declaração de Utilidade Pública chegou em 1963 e, graças aos esforços do baixista Léo Massoni, o terreno doado por Zico Paes foi utilizado para construir a sede. Destaca-se que a sede foi erguida pelos próprios músicos, com a importante contribuição de comerciantes locais, que se sensibilizaram com a ação e doaram materiais de construção.
Para doações, os interessados devem utilizar a conta Banco do Brasil Ag 6554-4 C.c 25238-7. O Pix é 51295343/0001-61 CNPJ.