Reforma do CEJUSC é iniciada e terá quatro meses para conclusão

Com a flexibilização das regras sanitárias em 2022, aumentou a necessidade de se voltar ao atendimento presencial.

Na pandemia, o CEJUSC de Atibaia precisou suspender o atendimento presencial e se adaptar ao sistema online, realizando suas sessões por computador, com a participação tanto dos usuários do serviço quanto dos mediadores do órgão.
Com a flexibilização das regras sanitárias em 2022, aumentou a necessidade de se voltar ao atendimento presencial. Diante dessa nova realidade, a reforma de sua sede, imóvel de quase 70 anos na rua Bartolomeu Peranovich, nº 200, no centro da cidade, tornou-se ainda mais importante.
As tratativas para tal reforma começaram há três anos entre o juiz coordenador do órgão Dr. Rogério Correia Dias e o então prefeito Saulo Pedroso, e continuaram com o atual prefeito Emil Ono. O projeto foi elaborado pelo departamento competente da Prefeitura. E o “presente de Natal” é que as obras foram iniciadas no dia 12 de dezembro, uma segunda-feira.
O Dr. Rogério, ele que aprecia construção civil, foi até a sede para acompanhar o início dos trabalhos e afirmou: “É o resgate de um prédio especialmente importante na história da cidade, além de sua adaptação às necessidades do serviço público nele atualmente prestado”.
Recebido pelo secretário municipal de Justiça, Dr. Luiz Benedito Roberto Toricelli, o juiz conversou com o engenheiro responsável pela reforma, Fábio de Assis Elói, da Dekton Engenharia, mais o auxiliar técnico Ariel Júnio Nogueira de Godoy e o ajudante geral Sidney Miranda Ferreira.
Seu pedido principal foi a recuperação do piso de ladrilho hidráulico original – todo atualmente recoberto por piso vinílico –, pelo menos nas salas principais do imóvel. O Dr. Rogério também sugeriu as cores das salas, especialmente aquelas destinadas às sessões de mediação – que devem ser pintadas de verde-água, cor especialmente indicada para ambientes que visem a acalmar as pessoas.
O chefe do CEJUSC Atibaia, Edson Dorta, retirou os móveis e computadores da sede e o órgão passou a funcionar provisoriamente numa sala do Fórum Cidadania, que fica ao lado. Ele manteve contato com a Informática da Prefeitura para a reativação da rede, após a parte elétrica estar concluída.
O imóvel, inaugurado em 1954 pelo então governador Lucas Nogueira Garcez e que serviu inicialmente como posto de puericultura, tem 120 metros quadrados. A reforma – completa, com as adaptações necessárias ao uso e, ademais, às modernas normas de acessibilidade – foi orçada em R$ 275.476,20. E, pelo contrato entre empresa e município, o prazo para a conclusão das obras é de quatro meses.