Saúde de Atibaia conquista “Prêmio Luiza Matida” por trabalho contra o HIV

Ações contra a transmissão vertical do HIV garantiram Atibaia como uma das 73 cidades a ganhar a premiação entre as 645 do Estado.

O trabalho desenvolvido pela Secretaria de Saúde de Atibaia para combater a transmissão vertical do HIV – TVHIV rendeu ao município o “Prêmio Luiza Matida”, a ser entregue em 5 de dezembro, na 7ª Semana Paulista de Mobilização Contra a Sífilis Congênita, em São Paulo.

 

 

Dos 645 municípios do Estado de São Paulo, Atibaia ficou entre as 73 cidades que melhor desempenharam ações e trabalhos contra a transmissão vertical do HIV, que é a forma de transmissão que ocorre da mãe para o filho durante a gestação, o parto e a amamentação.

Neste ano, a Prefeitura de Atibaia contratou profissionais de saúde para ampliar sua equipe, em iniciativa que visa melhorar o atendimento à população, sendo um dos compromissos da Administração Municipal os investimentos na área das doenças infecciosas.

O Prêmio, do Programa Estadual DST/Aids-SP é uma homenagem à médica pediatra Luiza Matida, falecida em 2014. Ela coordenou a elaboração e implantação de políticas públicas e estratégias para a Eliminação da Transmissão Vertical do HIV e Sífilis do Programa Estadual de DST/Aids. A redução dos casos de TV do HIV e a organização das ações de controle da sífilis no Estado de São Paulo nos últimos anos deve-se em grande parte ao seu árduo e incansável trabalho.

Esta é a 4ª edição do “Prêmio Luiza Matida” e a terceira vez que Atibaia conquista a premiação. Em 2019 o município atingiu os critérios estabelecidos para a eliminação da Sífilis Congênita.