Jornada Literária: programação nas creches encerra a edição 2022

Programação de incentivo à leitura contou com apresentações teatrais e encontros com escritores no Cine Itá, além de contação de histórias nas creches.

Iniciada no dia 3 de outubro, a edição da Jornada Literária 2022 realizou diversas atividades educativas direcionadas aos alunos e profissionais da Rede Municipal de Ensino. As ações educacionais seguem até dia 31 de outubro nas creches comunitárias, buscando o desenvolvimento de leitura das crianças por meio de oficinas cênicas de contação de histórias.

No decorrer da primeira semana do evento, as atividades/vivências envolveram os alunos da Pré-escola. Com apresentações de peças teatrais e encontros com autores de literatura infanti, a programação seguiu até dia 25 de outubro no Cine Itá Cultural, com atividades específicas voltadas aos estudantes da Rede Municipal de Ensino, desde a creche até o 5º ano do Ensino Fundamental, incluindo os alunos da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI).

Durante as atividades, os alunos tiveram contato com o mundo literário, além de vivenciar experiências com as peças teatrais de histórias infantis, recebendo dois livros para formar o próprio acervo literário.

Na noite da última terça (25), após a apresentação teatral “Um terror de Vizinhos”, os alunos da EJAI puderam conhecer o escritor Jonas Ribeiro, em encontro aberto também aos profissionais de educação. A atividade encerrou a programação no Cine Itá Cultural, mas as atividades da Jornada continuam até o fim do mês nas creches comunitárias, com a adaptação teatral do livro “A outra história da cigarra e da formiga”, de Alessandra Roscoe.

Realizada pela Secretaria de Educação da Prefeitura da Estância de Atibaia, a Jornada Literária também realizou um encontro voltado aos profissionais de educação. Transmitido ao vivo pelo YouTube, o encontro com o psicoterapeuta e escritor Leo Fraiman abordou a construção do equilíbrio emocional.

A iniciativa faz parte do Projeto Ler e Escrever: Fonte do Saber, validado no ano de 2016 como política pública em Atibaia por sua relevância no incentivo à leitura em todos os segmentos da Educação Básica. Participaram da Jornada Literária 2022 os autores: Alessandra Roscoe (creche e pré-escola), Marília Pirillo (1º ano), Tino Freitas (2º ano), Jonas Ribeiro (3º ano), Leo Cunha (4º ano), Eraldo Miranda (5º ano) e Jonas Ribeiro (EJAI).