Família Chedid abre Memorial em homenagem ao legado de Jesus Adib Abi Chedid

A noite desta quarta-feira (28) foi marcada pela emoção com a abertura do “Memorial Jesus Adib Abi Chedid”, na Morada das Pedras em Bragança Paulista. O espaço traz parte do legado de realizações e vitórias, da vida pessoal e de sua paixão pela política e pelo Bragantino.

A abertura do memorial contou com a presença da esposa e viúva Marilis Reginato Abi Chedid; dos filhos Edmir, Elmir, André Luís e Érika; das noras Tereza, Deborah e Daniele; do genro Henrique, dos 12 netos e da bisneta, além de demais familiares. Entre os convidados estavam amigos queridos de Jesus Chedid e companheiros da vida pública, todos com alguma participação em sua história.

A filha Érika se emocionou ao falar. “Sua partida ainda dói muito, a saudade é imensa, mas ver neste Memorial um pouco de sua história é um orgulho para nós”. O filho André Luís contou sobre a paixão de Jesus pela política e de como ele queria que os filhos seguissem seus passos. “Meu pai sempre foi apaixonado pela política, pelas pessoas, por estar no meio da comunidade. Passei pouco tempo na vida política, mas aprendi muito com ele”.

Elmir contou algumas histórias do pai, especialmente sua disposição para o trabalho. “Não tinha obstáculo que segurasse o Jesus. O que fosse preciso ele fazia para resolver um problema. Transformou Serra Negra quando foi prefeito e transformou Bragança Paulista em seguida. Deixou um grande ensinamento para todos nós”. O deputado estadual Edmir Chedid também relembrou parte da história do pai. “Esse Memorial traz apenas uma pequena parte de quem ele foi. Não seria possível contar toda a sua história aqui. Mas é a lembrança de uma vida que traz muito orgulho a todos nós. Do homem público honesto e preocupado com o próximo, do grande amigo e companheiro, daquele responsável por eu ser e estar onde estou hoje”.

O prefeito Prof. Amauri Sodré também se emocionou ao falar do companheiro de mais de 3 décadas na política. “Sou muito grato a Jesus pela caminhada que tivemos juntos. Foi um exemplo para todos nós e esse Memorial é uma homenagem mais do que justa”.

O “Memorial Jesus Adib Abi Chedid” é composto por cinco painéis que apresentam parte das honrarias, títulos, fotos e conquistas que contam um pouco sobre quem foi Jesus Chedid. Na parede oposta há uma seleção de fotos que marcaram diferentes épocas de sua vida. O objetivo é que sempre sejam colocadas novas fotos, já que o acervo conta com cerca de 6 mil fotografias.

O público pode visitar o espaço de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, na Morada das Pedras (Rua José Raposo de Medeiros, 334, Jardim Nova Bragança).

O Legado de Jesus Chedid 

A história de vida de Jesus Adib Abi Chedid é marcada por conquistas e desafios. Filho de imigrantes libaneses, Hafiz Abi Chedid e Saada Nader Abi Chedid, Jesus Chedid nasceu em 06 de agosto de 1938, em São Paulo. Morou com a família em Morungaba, Itatiba, Serra Negra e Bragança Paulista.

Em 1964, Jesus Chedid se casou com Marilis Reginato Abi Chedid, com quem teve quatro filhos: os gêmeos Edmir e Elmir, André Luís e Érika. Teve 12 netos e uma bisneta.

Jesus Chedid foi um homem que deixou realizações e vitórias por onde passou. Uma de suas paixões foi o Clube Atlético Bragantino, hoje Red Bull Bragantino, do qual foi presidente nos anos de glória do clube, entre 1988 e 1996, época em que o Bragantino foi campeão brasileiro da Série B, campeão paulista e vice-campeão brasileiro.

Na política, Jesus Chedid ocupou os cargos de Secretário de Saúde e Secretário de Educação de Serra Negra e de Secretário de Transportes da cidade de São Paulo. Destacou-se como prefeito de Serra Negra e cinco vezes prefeito de Bragança Paulista. O homem público ficou conhecido em todo o Estado pela transformação administrativa e social que promoveu nos dois municípios.

Político apaixonado, foi um líder que comandava e inspirava todos a sua volta com garra e perseverança por uma sociedade melhor. Jesus Chedid deixará sua marca em todos, para sempre. E a abertura do Memorial permitirá que seu legado se perpetue.