Prefeitura de Atibaia promove 3º Fórum de Educação Inclusiva

Por meio do Centro de Atendimento e Apoio ao Desenvolvimento Educacional (CAADE), da Secretaria de Educação, evento acontece no próximo dia 26.

Na próxima sexta-feira, dia 26 de agosto, o Centro de Atendimento e Apoio ao Desenvolvimento Educacional (CAADE), da Secretaria de Educação, promove o 3º Fórum de Educação Inclusiva de Atibaia: Reflexões e Práticas. O encontro, que objetiva concretizar a igualdade de possibilidades e oportunidades no âmbito da educação, acontece no Centro de Referência de Educação “Prefeito Flávio Callegari”, das 8 às 12h e das 14 às 17h.

O evento também marca a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, introduzida no calendário nacional pela Lei nº 13.585/2017 e comemorada de 21 a 28 de agosto. Com o tema “Superar barreiras para garantir inclusão”, a semana convoca toda a população a se envolver na luta para garantir a plena inclusão das pessoas com deficiência na sociedade.

O 3º Fórum de Educação Inclusiva de Atibaia integra as ações de implementação do Currículo Municipal, instituído pelo decreto nº 9.393, de 1º de dezembro de 2020, e busca possibilitar não somente a reflexão sobre as práticas decorrentes das políticas de educação inclusiva do município, mas também incentivar a práxis pedagógica enquanto elemento transformador da realidade.

O encontro busca materializar as políticas e objetivos da Administração Municipal nessa área, dentre os quais cabe destacar o diagnóstico e avaliação precoce das crianças com deficiência na rede municipal de ensino, propiciar aos profissionais de educação a formação continuada em teorias e práticas de educação inclusiva, além de acompanhar a implantação das ações de educação inclusiva nas escolas municipais.