O que são óleos essenciais?

Sua ação terapêutica é determinada pelo seu componente molecular majoritário.

Foto – Oficina de Ervas

Os óleos essenciais são produzidos pelas plantas através do processo de fotossíntese para realizar as funções de proteção e comunicação entre elas. Recebem o nome de óleo essencial por carregarem a essência, ou seja, a energia vital da planta, suas características químicas, energéticas e terapêuticas.
São substâncias lipofílicas extraídas das folhas, frutos, flores, cascas, raízes e troncos, através de processos de destilação variados. Por exemplo, o óleo essencial de Eucalipto é destilado das folhas, os cítricos geralmente são das cascas prensados à frio, Vetiver das raízes, Jasmim das flores, Cardamomo das sementes, copaíba da resina e por aí vai…
Sua ação terapêutica é determinada pelo seu componente molecular majoritário, por exemplo, o óleo essencial de eucalipto glóbulus é composto de 75% a 85% de óxidos terpênicos (1,8 cineol), que podem ser prescritos para infecções viróticas ou bacterianas no aparelho respiratório, suas propriedades são descongestionantes respiratórios, antibacterianos, mucoliticos, expectorantes, antiviróticos, imunorreguladores e neurotônicos. O 1,8 cineol é contraindicado para bebês com menos de 30 meses, grávidas e lactantes pela sua toxidade.
Podemos utilizar os óleos essenciais de forma cutânea através dos cremes, óleos vegetais etc, na inalação através de difusores de ambiente e pessoais, na massagem para relaxamento ou de forma estética e diversas outras formas.
Minha dica para quem quer começar a utilizar os óleos essenciais em casa é: pesquise e estude bastante em fontes seguras antes do uso, pois somente assim você poderá obter os melhores resultados, ou se quiser consulte um aromaterapeuta, que já terá estudado os óleos essenciais e suas aplicabilidades.
Abraços aromáticos!

Priscila Torres, da Trilha dos Aromas, é Aromaterapeuta e Perfumista Botânic.