Atibaia tem 20 selos de Turismo Responsável emitidos pelo Governo Federal

Para ter acesso as empresas e guias de turismo precisam estar devidamente inscritos no Cadastur (Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos).

O Atibaiense – Da redação

O Ministério do Turismo lançou, em 2020, o selo Turismo Responsável para 15 atividades turísticas de todo o país e, na região, Atibaia é a que mais emitiu, com 20 registros. Bragança Paulista e Itatiba têm 16 cada.
O selo é um programa que estabelece boas práticas de higienização para cada segmento do setor. Ao ser criado, o foco principal foi de incentivo para que os consumidores se sentissem seguros ao viajar e frequentar locais que cumprissem protocolos específicos para a prevenção da Covid-19, posicionando o Brasil como um destino protegido e responsável.
O que torna o selo também importante é que, para ter acesso, as empresas e guias de turismo precisam estar devidamente inscritos no Cadastur (Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos).
Esse é um cadastro, também do Governo Federal, obrigatório para alguns segmentos do turismo e garante que os estabelecimentos e prestadores de serviços estejam devidamente legalizados.
Dos 20 selos emitidos para Atibaia, 8 são para meios de hospedagem, 6 para agências de turismo, 2 para guias de turismo, 2 para transportadora turística, 1 para prestador de infraestrutura de apoio para eventos e 1 para prestador especializado em segmentos turísticos.
Atibaia vem se destacando como destino turístico na região. O setor foi um dos mais afetados pela pandemia de Covid-19, com restrições mais rígidas e tem demonstrando, desde o relaxamento das restrições, um crescimento de destaque.
Para se ter uma ideia, no último feriado prolongado, que foi de Corpus Christi, o setor hoteleiro registrou 70% de ocupação.
E agora, a cidade tem mais um atrativo: é a “Capital Nacional do Morango”. A lei foi sancionada esta semana pelo presidente da República.
Considerada Estância Turística, Atibaia sempre teve atrativos no setor e atraiu visitantes. Mas recentemente há uma série de ações voltadas ao setor. Até mesmo o Governo do Estado vem dando mais atenção para a cidade.
No início de junho, dois totens turísticos do Governo do Estado de São Paulo foram instalados na cidade. A Secretaria Estadual de Turismo e Viagens formulou um amplo e abrangente Programa de Sinalização Turística, que tem como objetivo principal valorizar o turismo paulista.
Por fazer parte do Circuito das Frutas, Atibaia recebeu os totens do Governo do Estado com informações e o QRCode que leva ao site do circuito. Os totens estão localizados no Parque das Águas, próximo à Secretaria de Turismo e ao Centro de Informações Turísticas, e no Parque Edmundo Zanoni. O objetivo é valorizar as estâncias turísticas, além de promover os destinos para mais pessoas.
Em maio, a Secretaria de Turismo do município apresentou a plataforma digital Destinos Inteligentes, ferramenta de divulgação e gestão turísticas que promete impulsionar as atividades do setor, beneficiando turistas, trade e gestores.
Por meio do aplicativo de celular Destinos Inteligentes – disponível gratuitamente para sistemas Android na PlayStore e iOS na AppStore – é possível obter e compartilhar informações atualizadas sobre atrativos turísticos, alimentação, hospedagem, comércio e serviços, agências, guias, calendário de eventos da cidade e infraestrutura de apoio ao turista.
As informações sobre atrativos, aliás, sempre foi uma das principais reclamações de visitantes no passado. Com ferramentas digitais, é possível tornar a cidade mais atrativa, permitindo que o setor gere mais empregos e renda.