Secretaria de Saúde realizará mutirão contra a Dengue no Bairro do Alvinópolis

Ação acontecerá das 8h às 12h durante o Prefeitura & Você, evento que ofertará mais de 30 serviços para a população do bairro.

Nos últimos meses a Prefeitura de Atibaia registrou um aumento de casos de dengue no município e vem agindo em diversas frentes para prevenir e combater a doença. Equipes da Administração Municipal estão intensificando as ações de vistoria casa a casa, ampliando as nebulizações e realizando autuações e trabalho com as instituições para atendimento e notificação imediata. E neste sábado, dia 11/6, das 8h às 12h, durante o evento do Prefeitura & Você, as equipes realizarão um mutirão contra a Dengue no bairro do Alvinópolis.

A melhor forma de se evitar a dengue é impedir a proliferação do mosquito que a transmite, o Aedes aegypti, eliminando os chamados criadouros, locais com água acumulada que possibilitam a sua reprodução. A Unidade de Zoonoses orienta a população a se manter alerta e vistoriar periodicamente a residência e seu entorno, como quintais e áreas comuns em prédios, identificando e eliminado a água acumulada em locais que poderiam servir de criadouro do mosquito.

A Prefeitura recomenda aos moradores que deixem garrafas viradas para baixo e evitem água parada em qualquer recipiente, como vasos de plantas, tampinhas de garrafas, bebedores de animais e ralos, entre outros. As equipes que passam de casa em casa verificando possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti também reforçam a orientação às famílias sobre a doença, sinais e sintomas, além da necessidade de procurar assistência se houver suspeita da doença. Entre os principais sintomas da dengue estão: febre alta, dor de cabeça, cansaço, dor atrás dos olhos e nas articulações, perda do paladar e apetite, manchas e erupções na pele, náuseas e vômitos.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, de janeiro a 8 de junho deste ano, Atibaia possui um total de 866 notificações de dengue, sendo 494 apenas em maio. Das 866 notificações, 504 foram confirmadas para dengue, 191 descartadas e 171 estão em investigação. Entre os casos confirmados, foram 4 em janeiro, 13 em março, 170 em abril e 317 em maio, salto de 7.825% de janeiro para maio.

O aumento de casos em Atibaia segue tendência do país: de 2 de janeiro a 28 de maio, ocorreram 1.036.505 casos prováveis de dengue (taxa de incidência de 485,9 casos por 100 mil habitantes) no Brasil. Segundo dados do boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, divulgado em 6 de junho, ocorreu um aumento de 191,3% em comparação com o ano passado.

As denúncias de possíveis focos de dengue podem ser feitas na Ouvidoria Municipal pelo telefone 4418-7800, Ouvidoria da Saúde (4414-3344/ouvidoriasus@atibaia.sp.gov.br), Ouvidoria do SUS (136) ou pela plataforma digital “Atibaia Sem Papel”, disponível no site e pelo aplicativo 1doc atendimento (veja links abaixo), que pode ser baixado gratuitamente nas lojas virtuais da Play Store (Android) e da Apple Store (iOS).

Link para baixar o aplicativo no Android:
https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.a1doc.theioapp

Link para baixar o aplicativo no iOS:
https://apps.apple.com/br/app/1doc-atendimento/id1494746128