Atibaia irá receber o título oficial de “Capital Nacional do Morango”

Senado Federal aprovou projeto de lei que concede o título à cidade; medida foi enviada para sanção presidencial.

Falta pouco para Atibaia se tornar oficialmente a “Capital Nacional do Morango”. O Senado Federal aprovou na quinta-feira (2) projeto de lei que concede à cidade de Atibaia o título de “Capital Nacional do Morango”. A proposta segue agora para a sanção do presidente da República.

O projeto de lei, apresentado em 2017, destaca que foi em Atibaia que teve início o projeto Produção Integrada de Morango (PIMo), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), para promover o cultivo com menos agrotóxicos e com mais equilíbrio do ecossistema. O município contabiliza ainda produtores detentores do Selo Brasil Certificado: Agricultura de Qualidade, emitido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que atesta a qualidade da produção.

Cercada pela Serra da Mantiqueira, Atibaia é uma das maiores produtoras de morango do país e a maior do Estado de São Paulo, contando com clima e solo propícios para o cultivo da fruta. Na cidade são produzidas as variedades Camino Real, Camarosa e San Andreas. De acordo com o projeto, com a concessão do título de “Capital Nacional do Morango” Atibaia poderá alcançar uma maior divulgação desse alimento e aumento da sua produção, atraindo investimentos que impulsionarão a geração de empregos no setor e a consequente consolidação da atividade.

Vale ressaltar que o município promove todos os anos: a Festa de Flores e Morangos de Atibaia, realizada pela Associação Hortolândia de Atibaia com o apoio da Prefeitura, no mês de setembro – o evento retorna em 2022 (após cancelamentos em 2020 e 2021 em função da pandemia de Covid-19), no período de 2 a 25 de setembro somente às sextas/sábados/domingos e no feriado do dia 7; e a Festa do Morango de Atibaia e Jarinu, que neste ano acontecerá nos dias 25 e 26 de junho e 2, 3, 9 e 10 de julho, no Parque do Morango Duílio Maziero, no Campo dos Aleixos, em Atibaia, com realização da Associação dos Produtores de Morangos e Hortifrutigranjeiros de Atibaia, Jarinu e Região, em conjunto com as prefeituras de Atibaia e de Jarinu.

“Além de pioneira na implementação da PIMo, Atibaia é a única cidade no estado de São Paulo com um selo de certificação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) pelos produtores participantes. Por meio da PIMo, vários projetos estão sendo implementados para modernizar a cultura do morango de forma sustentável, como, por exemplo, produção de mudas de qualidade”, disse o ex-senador Eduardo Lopes (RJ) em seu relatório, de acordo com a Agência Senado.