Prefeitura e Mater Dei promovem 1ª formatura do Programa Reconquista

Ação faz parte do Núcleo de Inclusão Produtiva do município, voltado à formação e desenvolvimento humano de pessoas vulneráveis.

A emoção tomou conta dos 12 formandos da primeira turma do Programa Reconquista, realizado pela Prefeitura de Atibaia, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, em parceria com a ONG Mater Dei. O evento aconteceu no último sábado (9), e faz parte do Núcleo de Inclusão Produtiva municipal, que favorece pessoas de vulnerabilidade social, atendidas pelo CADÚnico, inserindo-as no mundo do trabalho por meio do empreendedorismo ou emprego formal.

Nesse módulo, a ação foi voltada para o cultivo e manejo de hortas urbanas. Os formandos receberam um cartão de R$ 1300 para compra de equipamentos específicos para essa modalidade.

O Programa Reconquista tem como foco o desenvolvimento humano, ou seja, a valorização como pessoa e retomada da autoestima. A ideia é que cada participante se veja como agente transformador de sua própria história, entendendo como gerar recursos com base no que foi aprendido, bem como se planejar para o que será desempenhado no futuro.

Inclusão Produtiva
Investindo na geração de trabalho e renda para pessoas em situação de vulnerabilidade social, a Prefeitura de Atibaia inaugurou em dezembro do ano passado, o Núcleo de Inclusão Produtiva, equipamento público voltado à formação e desenvolvimento humano de pessoas atendidas pelo Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).

O objetivo é promover ações formativas que ajudem a identificar, desenvolver e aperfeiçoar habilidades e competências que possibilitem, por meio do empreendedorismo e da empregabilidade, superar processos de exclusão social. O espaço fica na Rua Gonçalves Dias, 255, no Jardim Imperial.