Palestra em Atibaia alerta para conscientização da Doença de Parkinson

Nesta quinta-feira (28), às 14h, haverá palestra no Cine Itá do repórter da TV Record e portador da doença, André Tal, sob a coordenação do Programa Raimunda Moura para Parkinsonianos.

No Mês da Conscientização da Doença de Parkinson, o Programa Raimunda Moura para Parkinsonianos, criado pela Prefeitura de Atibaia, celebrará a ocasião com uma palestra do repórter da TV Record e portador da doença, André Tal, nesta quinta-feira (28), às 14h, no Cine Itá Cultural, que será aberta ao público.

O Dia Mundial de Conscientização da Doença de Parkinson é 11 de abril, em data que foi estabelecida pela Organização Mundial da Saúde, em 1998, para esclarecer a doença e as possibilidades de tratamento para que o paciente e sua família tenham uma melhor qualidade de vida.

Em Atibaia, o Programa Raimunda Moura para Parkinsonianos, instituído pela lei municipal número 4464 de 11 de Outubro de 2016, tem como objetivo o tratamento e o cuidado do paciente na melhora da capacidade funcional, flexibilidade, equilíbrio, força muscular e, consequentemente, na realização das atividades de vida diária e independência. Busca também a melhora da autoestima, autoimagem, regulação das emoções, socialização, entre outros fatores, de acordo com Marcos Moura, coordenador do Programa Raimunda Moura para Parkinsonianos.

Atualmente, mais de 100 pacientes com Parkinson são cadastrados no município, estando 40 ativos no momento por causa da pandemia de Covid-19. O atendimento de pacientes com Parkinson de estágio 1 a 3 (a doença possui um total de cinco estágios) é realizado na Academia da Saúde, no Jardim Cerejeiras. No local, eles passam por exames específicos e são acompanhados por uma equipe especializada multidisciplinar e interdisciplinar, após avaliação dos profissionais do SUS.

O tratamento do grupo de Parkinson na Academia da Saúde acontece de segunda a quinta-feira, às 8h. Mais informações pelo telefone 4413-4749 ou pelo e-mail academiadasaude@atibaia.sp.gov.br