Novas diretrizes curriculares para os cursos de Administração foram homologadas

O Conselho Regional de Administração, que represento em Atibaia e região, publicou no final de outubro nota sobre a resolução CNE/CES nº 05, que encerrou as fases de tramitação e aprovação das novas Diretrizes Curriculares Nacionais – DCNs para os cursos de graduação em Administração, que visam modernizar o ensino oferecido pelas Instituições de Ensino Superior – IES de todo o Brasil.
Entre os pontos de destaque nas novas diretrizes estão a maior independência das faculdades, que podem, inclusive, adequar seus currículos de acordo com a vocação regional de cada localidade; o foco no desenvolvimento de competências e habilidades do aluno; a essencial proximidade entre a teoria e a prática do mercado de trabalho; a gestão da aprendizagem, que deve avaliar, constantemente, o desenvolvimento do estudante para sanar eventuais lacunas no currículo; além da formação e constante aperfeiçoamento do corpo docente.
As últimas diretrizes aprovadas para os cursos de graduação em Administração datavam de 2005 e a mudança, trabalhada em conjunto com diversas entidades, como a ANGRAD (Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração), o Conselho Federal de Administração – CFA e o Conselho Regional de Administração de São Paulo – CRA-SP, tem como objetivo preparar os futuros profissionais para o novo mundo em que vivemos, com inúmeras mudanças comportamentais e tecnológicas.
Diante da aprovação das novas DCNs, as instituições de ensino têm até três anos, a partir da publicação da Resolução, para implementar as diretrizes em seus cursos. O debate para a construção das DCNs teve início em 2018, no 29º ENANGRAD, evento promovido pela ANGRAD, que contou com a participação de Antônio Carbonari Netto, Antonio Freitas e Gilberto Garcia (conselheiros do Conselho Nacional de Educação), do Adm. Roberto Carvalho Cardoso (presidente do CRA-SP na época) e de Paulo Barone (secretário de Ensino Superior). Depois deste primeiro encontro, várias ações foram promovidas pelas entidades.
No CRA-SP, foi instituída a Comissão Especial que elaborou um documento com sugestões para as novas diretrizes, entregue no final de 2019. No início de 2020, a ANGRAD também apresentou sua proposta. A partir daí, vários encontros e debates foram promovidos até que se chegasse a um texto final. O trabalho desenvolvido para atualização das diretrizes foi abordado na matéria “Um novo rumo para os cursos de Administração”, assinada por Katia Carmo e publicada pela Revista ADM PRO.
Esse texto tem uma pergunta importante: se o mundo, as relações em sociedade, o mercado de trabalho e as empresas mudaram, e muito, na última década, por que ainda formamos profissionais na área da Administração com base em necessidades de 15 anos atrás? “É, sem dúvida, um grande passo e uma enorme oportunidade para a área da Administração, mas também implica em grandes responsabilidades para as escolas, seus docentes e, claro, os futuros profissionais que se formarão com base nessas novas DCNs”.

* Wagner Casemiro é Secretário Municipal de Habitação de Atibaia, Professor Universitário Especialista em Administração, Contabilidade e Economia e Representante do CRA – Conselho Regional de Administração Atibaia.