Provas do Saeb 2021 estão acontecendo na rede municipal de Atibaia

Saeb reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelos estudantes e permite que as escolas avaliem a qualidade da educação oferecida.

Esta semana estão acontecendo na rede municipal de ensino de Atibaia as provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2021. O Saeb é um conjunto de avaliações externas em larga escala que permite ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realizar um diagnóstico da Educação Básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante.

O Saeb reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelos alunos avaliados e também permite que as escolas avaliem a qualidade da educação oferecida aos estudantes.

Além disso, as médias de desempenho dos alunos, apuradas no Saeb, juntamente às taxas de aprovação, reprovação e abandono, apuradas no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), em que Atibaia alcançou a nota 7,4 (referente ao ano de 2019) – a maior já conquistada pelo município, que lidera toda a região.

Segundo a Secretaria de Educação de Atibaia, ao participar da prova do Saeb o estudante da rede municipal ajuda a melhorar a própria escola, contribuindo para aprimorar ainda mais a Educação no município, que já é considerada referência em todo o país, sobretudo após obter, este ano, o índice de 5,7 no Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (IOEB) – maior na série histórica da cidade e bem acima da média nacional, 5,03 – um resultado que é reflexo de todo o investimento que vem sendo realizado pelo Governo Municipal na Educação de Atibaia.

Ainda conforme a Pasta, os alunos e seus pais ou responsáveis devem ficar atentos às datas de realização das provas do Saeb em cada unidade escolar da rede municipal, anotando para lembrar e garantir que o estudante não se ausente no dia da avaliação.

Cronograma de aplicação das provas do Saeb 2021 em Atibaia:

23/11
EM Doutor José Aparecido Ferreira Franco
EM Professora Maria Helena Faria Ferraz
EM Educador Paulo Freire

24/11
EM Professor Guilherme Pileggi Contesini

26/11
EM Prefeito Walter Engrácia de Oliveira
EM Professora Maria José Cintra dos Santos
EM Professora Rosiris Maria Andreucci Stopa
EM Professora Serafina de Luca Cherfen
EM Prefeito Takao Ono

29/11
EM Professor Pedro de Alcântara Santos Silva
EM Professora Rita Lourdes C. de A. Alvim
EM Professora Walda Paolinetti Lozasso
EM Professor Waldemar Bastos Buhler
EM Therezinha do Menino Jesus S. C.Sirera
EM Nize de Souza Barbosa Paccini

01/12
EM Eva Cordula Hauer Vallejo
EM Professor Francisco da Silveira Bueno
EM Ignácio Borges

02/12
EM Padre Armando Tamassia
CIEM – Centro Integrado de Educação Municipal
EM Estudante Nelson José Pedroso