Obras no Casarão Julia Ferraz caminham para finalização

Quem acompanha a história do Sobrado na Rua José Lucas, o famoso Casarão, sabe que no momento ele passa por obras. No decorrer dos últimos anos, a família proprietária do prédio tombado pelo CONDEPHAAT, correu atrás de diversas alternativas afim de preservá-lo. Entre elas, a criação de uma associação, a AsPAS, Associação de Proprietários e Amigos do Solar Coronel Manoel Jorge Ferraz.
Após muitas lutas, a associação apresenta na próxima quarta-feira, 10 de novembro, às 19h30, uma palestra para descrever sobre o projeto que possibilitou a obra para resgate e manutenção da história do Casarão Julia Ferraz.
A palestra que é uma contrapartida do projeto, acontecerá online com o tema “Por dentro da estabilização do Casarão Julia Ferraz” e será apresentada pela presidenta da AsPAS, Rosana Ferraz. O intuito da palestra é explicar à população e aos interessados como ocorreu a obra, quem subsidiou a mesma, entre outras informações importantes.
Os interessados devem acessar o link que estará disponível no dia do evento no site www.casaraojuliaferraz.com e também nas redes sociais Instagram @casaraojuliaferraz e facebook Casarão Julia Ferraz.

O Casarão e a obra
A associação foi comtemplada pelo Edital de Chamamento Público do FID – Fundo Estadual dos Interesses Difusos da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo, para a realização da obra. Rosana Ferraz falará na palestra também sobre como a associação conquistou e concretizou esse projeto. A obra já caminha para a fase de finalização.
O Casarão Julia Ferraz, também chamado Solar do Coronel Manoel Jorge Ferraz, foi construído por volta de 1776 e foi moradia de gerações de políticos do Partido Liberal no século XIX. Foi reconhecido como patrimônio histórico e arquitetônico do Estado de São Paulo com tombamento pelo CONDEPHAAT em 1975.
Desde então, se consolidou como ponto de cultura e espaço cultural independente. O Casarão promove apresentações de música, dança e teatro, exposições de artes visuais, fotografia, artesanato, palestras e visitas monitoradas. Também desenvolve projetos de educação patrimonial, contribui com estudos, pesquisas e trabalhos sobre a preservação do patrimônio cultural, promove palestras e visitas monitoradas para a comunidade e estudantes da educação básica e superior. Teve seu trabalho certificado como Ponto de Cultura Federal, premiado como Ponto de Cultura Estadual e contemplado com o prêmio de Reconhecimento da Contribuição à Cultura do município de Atibaia.
Mesmo no período em que aguardava as importantes obras para sua estabilização as atividades culturais foram incentivadas, realizadas e mantidas pela AsPAS.
A associação é responsável pela gestão do Casarão Julia Ferraz, desenvolve um trabalho educativo de conscientização sobre a importância do patrimônio histórico e promove ações culturais de formação e difusão artística. Também zela pela preservação das características arquitetônicas do Casarão Julia Ferraz, realizando sua manutenção e conservação.
Após a finalização das obras, outros projetos em andamento serão realizados, a AsPAS luta para que a história se mantenha viva e que todos tenham a oportunidade de conhecer, aprender e valorizar a cultura.
Serviço:
Palestra – “Por dentro da estabilização do Casarão Julia Ferraz”
Dia:10/11/2021 às 19h30, online.
Link de acesso: site www.casaraojuliaferraz.com e redes sociais Instagram @casaraojuliaferraz e facebook Casarão Julia Ferraz.