Vereador propõe criação de Paralimpíada Municipal

O evento, promovido pela Secretaria de Esportes e Lazer, ocorreria anualmente e estaria aberto a todos os atletas deficientes físicos, visuais, auditivos, mentais e intelectuais.

Na sessão desta semana (14 de outubro), o vereador Sidnei Luciano Gonçalves (Sidnei Guerreiro) apresentou um anteprojeto de lei que institui a “Paralimpíada Municipal” em Atibaia, a fim de proporcionar à população portadora de deficiência a inclusão e a possibilidade dela participar de um evento esportivo de grande porte.

“Após as Paralimpíadas de Tóquio, onde aflorou em cada um de nós o sentimento de paixão e compaixão pelos atletas que tanto se esforçaram, não podemos deixar esse sentimento em nossos corações despontar apenas a cada quatro anos”, afirmou o vereador, que pretende trazer para Atibaia esta iniciativa já presente em cidades como Natal e Cuiabá.

O documento prevê que as paralimpíadas sejam realizadas anualmente, em data a ser definida e regulamentada pelo Executivo, em dependências próprias da municipalidade e/ou de entidades parceiras. Poderão participar do evento os atletas deficientes físicos, visuais, auditivos, mentais e intelectuais mediante comprovação de aptidão para a prática esportiva, emitida por associação e/ou entidades devidamente registradas junto à Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEL).

Caberá à SEL – além da coordenação, organização e escolha de modalidades esportivas – elaborar um cronograma dispondo sobre o número de participantes de cada modalidade e as datas de realização das provas.

“Acreditamos que as pessoas com deficiência já passaram despercebidas demais pela nossa sociedade e esperamos veementemente que, apesar de pequena, essa ação possa significar um pontapé inicial de outras ações que levem, de fato, à inclusão social dessa população em nosso município”, concluiu o vereador.