Prefeitura promove palestra sobre câncer de mama para servidoras municipais

Praticar exercícios físicos, ter uma alimentação saudável e evitar bebidas alcoólicas e cigarros contribuem para diminuir as chances de ter a doença.

Com o objetivo de conscientizar as servidoras municipais sobre a importância da prevenção e detecção precoce do câncer de mama, a Prefeitura de Atibaia, por meio do Departamento de Escola de Governo da Secretaria de Recursos Humanos, promoveu uma importante palestra em alusão à Campanha Outubro Rosa, que acontece durante todo mês. As participantes se reuniram na última quarta (20), no auditório do Centro de Referência em Educação para uma conversa com o Dr. Isolmar Tadeu Schettert, médico responsável pelo setor de oncologia em hospital de Atibaia.

Cerca de 60 servidoras participaram do evento, que teve como objetivo orientar sobre a doença, bem como estimular um hábito de vida saudável, necessário à melhoria da qualidade de vida e bem-estar.

Dr. Isolmar destacou a importância de fazer o autoexame e os principais sintomas da doença. “É muito importante que, ao menor sinal de mudança, a mulher procure o serviço de saúde”, alertou. Entre as medidas, o especialista reforçou que é primordial manter um peso saudável ao longo da vida, praticar exercícios físicos, evitar bebidas alcoólicas e não fumar. “A mulher precisa se priorizar, arrumar tempo para se cuidar e pensar mais em si mesma e em sua saúde”.

O mais importante, segundo o médico, é o autoexame periódico, que permite à mulher identificar qualquer tipo de alteração presente nas mamas, seja pelo tamanho ou pela aparição de pequenos nódulos. Foi destacada também a importância sobre realizar a mamografia, que é a radiografia das mamas e que consegue identificar lesões ainda não palpáveis.

No Brasil, o câncer de mama é o tipo de câncer mais incidente em mulheres de todas as regiões, após o câncer de pele não melanoma. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), até o final de 2021, estima-se que ocorrerão 66.280 novos casos da doença.

O câncer de mama é também a primeira causa de morte por câncer em mulheres no Brasil. A incidência e a mortalidade por câncer de mama tendem a crescer progressivamente a partir dos 40 anos. “Desta forma, o diagnóstico prévio é a maior forma de prevenção”, finalizou Dr. Isolmar.