Letreiro “Eu Amo Atibaia” ganhará cor verde no dia 25 em homenagem ao Dia do Nanismo

Na próxima segunda-feira é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Preconceito contra as Pessoas com Nanismo.

Em homenagem ao Dia Nacional de Combate ao Preconceito contra as Pessoas com Nanismo, celebrado na próxima segunda-feira, 25 de outubro, o letreiro “Eu Amo Atibaia”, nas imediações do Centro de Convenções Victor Brecheret, ganhará nesta data a cor verde, escolhida para chamar a atenção da sociedade para a causa, em busca de mais apoio e inclusão.

A Prefeitura de Atibaia está aderindo à campanha de conscientização pelas pessoas com nanismo em solicitação do vereador Gustavo Milfont. Em ofício enviado ao prefeito Emil Ono, o vereador esclarece que os equipamentos de iluminação não gerarão despesas ao município, uma vez que serão concedidos por empresa privada. Os refletores serão fornecidos exclusivamente nesta data.

No ano passado, diversos locais do país, incluindo o Cristo Redendor, no Rio de Janeiro, foram iluminados com a cor verde no dia 25/10 em apoio à campanha da Associação Nanismo Brasil (ANNABRA), que promoveu uma série de ações alusivas à data. O nanismo é um transtorno causado pela falta de crescimento, que resulta em uma pessoa de baixa estatura se comparada a outras pessoas da mesma idade e sexo. Foi reconhecido como deficiência física no Brasil em 2004.

No dia 31 de julho de 2017, foi sancionada no país a lei que instituiu 25 de outubro como o Dia Nacional de Combate ao Preconceito contra Pessoas com Nanismo. Celebrada em diversos países, a data marca a luta contra as dificuldades e a busca por políticas públicas, inclusão e acessibilidade. A data foi escolhida em homenagem ao ator norte-americano Billy Barty, nascido em 25 de outubro de 1924 e criador de uma associação, na década de 1950, que lutava pelos direitos de pessoas com nanismo e por um tratamento médico adequado.