Aquarela da artista Marisa Martins Carvalho em exposição no site do Casarão Julia Ferraz

 Aquarela da artista Marisa Martins Carvalho em exposição no site do Casarão Julia Ferraz.

Na última segunda-feira, dia 11, o Casarão Julia Ferraz inaugura a exposição online “C O N T R A P O N T O”, com aquarelas e esculturas da artista visual Marisa Martins Carvalho. Nas obras, a artista experimenta uma variedade de cores, misturadas em sobreposições e camadas, para provocar a sensação táctil-visual e proporcionar a expansão do olhar através da arte. Essa expansão, como o olhar no horizonte, significa, para a artista, a liberdade de ser livre.

Marisa Martins Carvalho é artista visual de Campinas, SP. Em seu trabalho, transita entre a pintura, colagem, escultura e o livro de artista, criando relações entre materiais diversos como o aço, o cobre e a cerâmica. Participou de exposições individuais e coletivas em São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro, Curitiba e Havana (Cuba)

A exposição “C O N T R A P O N T O”, acontece no site do Casarão Julia Ferraz até 11 de novembro de 2021 e faz parte da programação online do Casarão, que desde 2020 dá continuidade a suas ações culturais de maneira virtual devido à pandemia. O evento é realizado pela AsPAS – Associação dos Proprietários e Amigos do Solar Coronel Manoel Jorge Ferraz.

 

Aquarela da artista Marisa Martins Carvalho

 

Sobre o Casarão Julia Ferraz

Ponto de cultura e espaço cultural independente desde 1975, o Casarão Julia Ferraz promove apresentações de música, dança e teatro, exposições de artes visuais, fotografia, artesanato, palestras e visitas monitoradas. Também desenvolve projetos de educação patrimonial, contribui com estudos, pesquisas e trabalhos sobre a preservação do patrimônio cultural, e promove palestras e visitas monitoradas para a comunidade e estudantes da educação básica e superior. Teve seu trabalho certificado como Ponto de Cultura Federal, premiado como Ponto de Cultura Estadual e contemplado com o prêmio de Reconhecimento da Contribuição à Cultura do município de Atibaia, SP.

O Casarão Julia Ferraz, também chamado Solar do Coronel Manoel Jorge Ferraz, é patrimônio histórico e arquitetônico localizado em Atibaia, SP. Foi construído por volta de 1776 e foi moradia de gerações de políticos do Partido Liberal no século XIX. Foi reconhecido como patrimônio histórico e arquitetônico do Estado de São Paulo com tombamento pelo CONDEPHAAT em 1975.

Sobre a AsPAS (Associação dos Proprietários e Amigos do Solar Coronel Manoel Jorge Ferraz)

A AsPAS, responsável pela gestão do Casarão Julia Ferraz, desenvolve um trabalho educativo de conscientização sobre a importância do patrimônio histórico e  promove ações culturais de formação e difusão artística. Também zela pela preservação das características arquitetônicas do Casarão Julia Ferraz, realizando sua manutenção e conservação.

Revitalização do Casarão Julia Ferraz

A Associação dos Proprietários e Amigos do Solar Coronel Manoel Jorge Ferraz, responsável pela gestão do Casarão Julia Ferraz, está promovendo obra de restauro estrutural do Casarão Julia Ferraz. A obra, atualmente em fase de finalização, é parte do projeto “Estabilização Estrutural do Solar Coronel Manoel Jorge Ferraz/Casarão Julia Ferraz” contemplado pelo edital do Fundo Estadual de Defesa dos Interesses Difusos (FID) da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania.

 

Serviço

Exposição virtual “C O N T R A P O N T O” – Marisa Martins Carvalho

Quando: 11/10/2021 a 11/11/2021

Local: https://casaraojuliaferraz.com/c-o-n-t-r-a-p-o-n-t-o-marisa-martins-carvalho/

Evento online gratuito