Agenda Atibaia: diferentes atrações agitam a cidade neste feriado

Feiras, gastronomia, e eventos diversificados estão programados para esta semana no município

Procurando atrações para o final de semana e feriado? Com a Agenda Atibaia você fica por dentro dos eventos disponíveis para aproveitar toda a cultura, arte e lazer da cidade. O Festival de Inverno está com a última apresentação, mas a cultura de Atibaia continuará promovendo os artistas locais e levando arte por meio de apresentações musicais, dança, oficinas e muito mais, tudo de forma on-line, com a 2ª edição do Festival Culturar-te Atibaia em Casa. São 90 atrações. O festival acontecerá até 29 de outubro no site oficial da Prefeitura de Atibaia e no canal do YouTube (https://bit.ly/PrefeituraEstânciaAtibaia). As feiras da cidade continuam oferecendo artesanato, flores, plantas e gastronomia para os munícipes, visitantes e turistas.

Durante o final de semana e feriado, os times de Atibaia participarão de jogos de modalidades variadas. Para ficar por dentro das datas, horários e locais dos eventos esportivos, acesse: http://www.prefeituradeatibaia.com.br/noticia/eventos-esportivos-final-de-semana/.

Sexta-feira (8/10)

Nesta sexta-feira, às 19h, a apresentação do Grupo Raízes irá finalizar o Festival de Inverno com muita música, agitando o Centro de Convenções e Eventos Victor Brecheret. Em seguida, o 2º Culturar-te Atibaia em Casa segue trazendo cultura com a exposição virtual “Metamorfose”, no site oficial da Prefeitura. O sexto episódio do podcast “Memórias de Um Sobrado” poderá ser acessado às 19h, no canal do YouTube da Prefeitura.

Com mais um podcast, o segundo episódio do podcast “Vamos Falar Sobre a Nossa Cultura” estará disponível às 19h30. Na sequência, o segundo vídeo da apresentação musical “Aqui de Dentro” poderá ser conferido às 20h. Já às 20h30, será disponibilizado o documentário “Nossa Vitória não será por acidente”.

Sábado (9/10)

Iniciando o sábado, o Bazar do Rotary acontecerá das 8h às 12h, no Coreto Silvio Caldas.
O “Musical Chiquititas” irá agitar o Cine Itá com apresentações em dois horários: às 11h e às 18h. As apresentações musicais acontecem também às 15h, com a Orquestra da Escola Prelúdio, na Praça da Matriz (Praça Claudiano Alves – Centro).

A programação de sábado também conta com a oficina de fotografia do projeto “Vistas de Lá e Cá. O evento será realizado na Casa de Cultura Jandyra Massoni (Praça Aprígio de Toledo, nº 130, Centro) e os alunos serão divididos em duas turmas – a primeira no período da manhã, das 9h às 11h, e a segunda durante a tarde, das 14h às 16h. Os interessados em aprender sobre a arte da fotografia utilizando o próprio celular poderão escolher o período desejado e devem se inscrever no endereço https://forms.gle/1YZ7pgocCB1bkLw79.

A Feira de Artes e Artesanato é realizada todo sábado, das 10h às 17h, no Balneário Municipal (Av. dos Bandeirantes, s/n, Parque das Águas). São cerca de 60 expositores oferecendo diferentes atrativos, como alimentação, artesanato, flores e lazer.

Também todo sábado, das 10h às 17h, a Praça Santa Helena (próxima ao Atacadão) se transforma em uma grande e colorida feira das mais belas e variadas flores e plantas, cultivadas por 45 produtores rurais de Atibaia: a Feira Permanente de Flores e Plantas do Produtor Rural.

O lançamento do primeiro álbum dos Irmãos Lora será realizado às 19h. Às 20h, a peça As Zeladoras promove a cultura com a peça teatral, também no canal do YouTube. Para encerrar o sábado, o show Camundongo convida Mano a Mano estará disponível às 20h30.

Domingo (10/10)

A feira do Jerônimo de Camargo V acontece todo domingo, das 7h às 13h. Na feira, os moradores da região poderão encontrar frutas, verduras e legumes fresquinhos, a tradicional gastronomia de feira e barracas de utilidades.

Com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do controle do câncer de mama, a “1ª Corrida e Caminhada Outubro Rosa Atibaia 2021” é destinada a homens, mulheres e melhor idade, e acontecerá no próximo domingo (10), com início às 8h, no Ginásio de Esportes “Dr. José Ap. Ferreira Franco” (Av. Dr. Joviano Alvim, s/nº, Atibaia Jardim).

Durante a tarde, a população poderá prestigiar a tradição das congadas com a Congada Rosa de Atibaia, às 16h. Encerrando o domingo, Douglas Lora interpreta Sebastian Bach, com show às 19h.

Segunda-feira (11/10)

A exposição virtual “Conselho para a mulher forte” estará disponível no site da Prefeitura a partir desta segunda-feira. O sétimo episódio do podcast “Memórias de Um Sobrado” inciará as programações de segunda-feira, às 19h. Em seguida, às 19h30, mais um episódio do podcast “Vamos falar sobre a nossa cultura” será disponibilizado.

A apresentação “Aqui de dentro” lançará mais um vídeo na segunda-feira, às 20h. Para finalizar as programações do dia, a videoaula “Linguagem Visual: Escrita e Leitura Imaginéticas” acontecerá às 20h30.

Terça-feira (12/10)

Terça-feira é o Dia das Crianças e, para comemorar, a Prefeitura da Estância de Atibaia, por meio da Secretaria de Cultura, irá promover o projeto itinerante “Brincadeiras na Praça” – que acontecerá em dois períodos: das 9h às 13h e das 14h às 16h, na Praça da Matriz (Praça Claudino Alves – Centro). O evento tem como objetivo criar oportunidades para que as crianças de diferentes bairros da cidade possam vivenciar as tradicionais brincadeiras folclóricas.

Continuando as atrações do Culturar-te, a exposição virtual “Conexão Infantil” também celebrará o Dia das Crianças e será disponibilizada no site oficial da Prefeitura de Atibaia. A exposição em vídeo “Um personagem na minha cidade” terá início às 16h, e o show “Samba para gente miúda”, às 17h. Ainda celebrando esta data, as crianças poderão aproveitar a contação de histórias com “Boas histórias para os males espantar”, às 18h.

Quarta-feira (13/10)

A programação do 2º Festival do Culturar-te também conta com muito aprendizado. A segunda aula de “Patch Bordado: Como produzir e vender” estará disponível às 19h.

Já às 19h30, será disponibilizado o “Contos que contam tanto – Raízes Maternas – Oxum”. Agitando a quarta-feira com muita dança, a segunda parte da apresentação de dança “InspiraSons do Oriente – Dança, Música e Snujs” poderá ser prestigiada a partir das 20h.

Quinta-feira (14/10)

Finalizando as programações da Agenda Atibaia desta semana, o Culturar-te continua trazendo aprendizado com a videoaula “Aulas de Maquiagem Cênica – Cortes e Queimaduras” poderá ser assistida a partir das 19h. Na sequência, a exposição em vídeo “Cerrado Ameaçado” estará disponível às 20h.