Santuário de Atibaia celebra abertura do ano jubilar

Cerca de mil peregrinos passaram pelo Santuário Schoenstatt no último domingo (12); Ano jubilar vai até setembro de 2022.

No último domingo (12) foi celebrada a abertura do Jubileu de Ouro no Santuário de Schoenstatt de Atibaia, com o lema “Pai, confiamos em ti e caminhamos na tua presença!”. Cerca de mil peregrinos passaram pelo santuário para a celebração do início do ano jubilar, que vai até 2022 – quando o espaço de peregrinação católica localizado em Atibaia completará 50 anos. A programação teve início na Tenda dos Peregrinos e, na sequência, houve a bênção do Santíssimo Sacramento realizada pelo padre Francisco José Lemes Gonçalves.

Durante a tarde, os peregrinos se reuniram à sombra do santuário para rezar o terço. Em seguida, a Ir. M. Nelly Mendes e Jaqueline Montoya entregaram o certificado do concurso da logomarca comemorativa dos 50 anos de fundação do santuário de Atibaia para a vencedora, Sara Daniele Barletta. O concurso contou com o apoio da Secretaria de Comunicação da Prefeitura para divulgação e definiu o símbolo que será utilizado na publicidade dos eventos e atividades do santuário ao longo do ano jubilar. “A minha proposta principal foi a utilização dos ladrilhos do santuário, que é rodeado pelos jardins, e com o lema: ‘pai confiamos em ti, e caminhamos na tua presença’, pois ele representa todo esse espaço físico e também o caminhar confiando na presença de Deus”, disse a vencedora.

Já na abertura solene do Jubileu de Ouro, realizada pelo bispo da diocese, Dom Sérgio Aparecido Colombo, aconteceu a leitura do decreto que concede ao santuário a indulgência plenária das penas dos pecados, pelo padre Diego Braga Buoso, dando sequência à procissão para a Santa Missa presidida pelo bispo, com a presença dos sacerdotes da diocese, do prefeito Emil Ono e das Irmãs de Maria.

Schoenstatt é o nome da região na Alemanha onde estava localizada a capela na qual, em 1914, o padre José Kentenich deu início ao Movimento Apostólico de Schoenstatt, uma ordem católica internacional consagrada à Virgem Maria. Atibaia é uma das cidades que abriga um dos 200 santuários espalhados pelo mundo – 23 só no Brasil – dedicados à Nossa Senhora de Schoenstatt, chamada pelos devotos de Mãe Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável. Fundado em 1972 pelo Instituto Secular das Irmãs de Maria de Schoenstatt, o santuário de Atibaia recebe peregrinos do mundo todo na capela coberta por ramos de trepadeira, característica dos santuários dessa ordem.