Patrulha Agrícola oferece suporte a produtores rurais de Atibaia

Maquinários, implementos e assessoramento técnico podem ser solicitados junto à Prefeitura por agricultores do município.

Em Atibaia os produtores rurais contam com uma grande aliada para a realização dos trabalhos no campo: a Patrulha Agrícola Mecanizada Municipal, suporte disponibilizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura, com o apoio do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR). Implantada por lei e regulamentada por decretos municipais, a Patrulha Agrícola oferece seus serviços a um custo reduzido, mais acessível aos produtores.

O suporte da Patrulha Agrícola pode ser solicitado mediante cadastro junto à Secretaria de Agricultura (Estrada Juca Sanches, nº 400, Jardim Brogotá, telefone 11.4414-3985), bastando apresentar os seguintes documentos: cópia do RG, CPF, CNPJ Rural (caso possua), comprovante de endereço e documento de Posse, Cessão ou Arrendamento.

Entre os maquinários disponibilizados pela Patrulha Agrícola estão tratores e caminhões, além de uma série de implementos, como: grades aradoras, grades niveladoras, arado, subsolador, roçadeiras, perfurador de solo, carretas, encanteiradeiras, distribuidores de calcário, plantadeiras, sulcador, plaina traseira, colhedor de forragem, ensiladeira, pulverizadores de barras, concha traseira e trituradores.

Após o produtor rural solicitar os serviços da Patrulha Agrícola junto à Prefeitura, a equipe técnica da Secretaria de Agricultura realizará uma vistoria à propriedade rural para identificar a melhor viabilidade de formas de cultivo. Na sequência, além do maquinário disponibilizado, também é oferecido suporte técnico orientando sobre preparo e correção do solo, plantio, implementos mais adequados e tipo de cultura – sempre com enfoque na conservação dos solos, das águas e do meio ambiente.

Segundo a Secretaria de Agricultura, a Patrulha Agrícola tem como objetivo apoiar e facilitar as condições de trabalho dos produtores rurais da cidade. Conforme a Pasta, a iniciativa também busca fortalecer a produção agrícola de produtores de pequeno e médio porte, além da agricultura familiar, que não dispõe de recursos para a aquisição de maquinário específico como tratores e implementos agrícolas.