Dia da árvore lembra a importância do plantio para mananciais

Na semana passada, O Atibaiense trouxe em suas páginas uma matéria sobre o risco de racionamento de água no município. Há constantes avisos dos órgãos responsáveis sobre a queda considerável nos níveis dos mananciais. E com a falta de chuvas, o cenário de recuperação não é tão promissor.
A crise hídrica não deve ser solucionada a curto prazo e é preciso não apenas a conscientização para o uso racional da água. Ações que preservem os mananciais são extremamente importantes.
E o Dia da Árvore, comemorado em 21 de setembro, próxima terça-feira, pode ser um importante momento para se debater o reflorestamento como forma de preservação também da água.
A data tem como objetivo conscientizar a sociedade com relação à importância das árvores para a população. Espera-se também que haja uma maior preocupação com a preservação.
Além de funcionar como abrigo para espécies animais, proporcionar sombra e produzir oxigênio durante a fotossíntese, as árvores ajudam a aumentar a umidade do ar, diminuir a temperatura – importante para esse período seco.
Outra função das árvores é reter a umidade e manter as nascentes nos períodos de menos chuvas. As árvores não produzem água, mas garantem a qualidade e quantidade. São elas as responsáveis por manter as águas no solo e na vegetação, liberando aos poucos para as represes, por exemplo.
A Sabesp, responsável pelo gerenciamento do Sistema Cantareira, tem desenvolvido um projeto de reflorestamento ao redor dos reservatórios. E a Prefeitura de Atibaia tem mantido um projeto de Arborização Urbana.
Que essas ações cresçam e tornem-se mais constantes, colaborando cada vez mais com o bem-estar da população.