Com atrações variadas, Festival de Inverno de Atibaia entra na 5ª semana

Dança, circo, oficinas, workshop, lançamento de livro, Caravana da Viola, FAMA e muita música compõem a programação deste fim de semana.

O Festival de Inverno de Atibaia – Retomada Cultural 2021 iniciou a reabertura dos espaços culturais da cidade e retorno dos espetáculos presenciais, estreando o movimento de recuperação do setor que foi um mais impactados pela necessidade de isolamento social imposta pela pandemia. Sucesso de público, o festival espalhou-se pela cidade neste ano, uma forma de proteção contra a Covid-19, mas também de aproximar arte/cultura da população. Dança, circo, oficinas, workshop, lançamento de livro, Caravana da Viola, FAMA e muita música compõem a programação deste fim de semana, que conta com 12 atrações que acontecerão em 7 espaços diferentes.

A Casa de Cultura Jandira Massoni abre a programação desta quinta semana de festival. Reaberta recentemente, a casa conta agora com um espaço para apresentações, recebendo nesta sexta-feira (17), às 18h, o Projeto Mu-Danças e o Quinteto de Metais. É lá também que acontece o lançamento do livro “Sport Club Atibaia – Jogos e Histórias de Mario Casimiro”. Também às 18h, mas de forma on-line via plataforma Zoom, tem a oficina de interpretação para teatro, televisão e cinema com o diretor e fundador do Teatro Artaud, Wellington Duran.

Ainda na sexta (17), às 19h, o prestigiado violonista Rafael Schimidt apresenta “Violão Caboclo” no Centro de Convenções e Eventos “Victor Brecheret”. No mesmo horário, começa o show do cantor Kaito de Paula na Feira Noturna do Itapetinga, onde também tem apresentação do grupo Pagodeoow às 20h. O sábado (18) começa com um workshop sobre produção de curta-metragem ministrado pelos conceituados profissionais de cinema Daniel Torres, Gleison Mota e Felipe Alex no Centro de Convenções, a partir das 9h.

Às 10h do sábado (18), o festival volta para a Casa de Cultura com a oficina show do Ateliê Cênico Musical e, às 14h, tem oficina sobre as cores e suas relações com o artista plástico Geraldo Paranhos no Centro de Convenções. A noite termina com Aniela Rovani e Rafael Cardoso no show “Música do Interior”, que acontece a partir das 19h no Cine Itá Cultural.

No domingo (19), o festival vai para a praça, começando pela Aprígio de Toledo, às 10h, onde tem apresentação da Caravana da Viola. Quem quiser curtir o domingo no parque, às 14h tem apresentação de circo do CAABEM no Parque Edmundo Zanoni. Para fechar a tarde, a FAMA se apresenta na Praça Claudino Alves, às 17h, e o musical da Intermusic “Oxente” encerra a semana no Centro de Convenções, às 18h.

Descentralização e democratização da Cultura
Descentralizando as atrações e levando cultura para os quatro cantos da cidade, o festival continua até o dia 30 de setembro, trazendo ainda uma série de apresentações culturais espalhadas por mais de uma dezena de espaços, em diversos bairros.

Sem descuidar das medidas de prevenção contra a Covid-19, as apresentações presenciais acontecerão com capacidade reduzida (50% da capacidade máxima de público). Em relação aos espetáculos que acontecem no Centro de Convenções e no Cine Itá, os ingressos serão distribuídos no local, com uma hora de antecedência, e as apresentações serão transmitidas ao vivo pelo canal da Prefeitura no YouTube: bit.ly/YouTubeAtibaia .

Na playlist do Festival de Inverno de Atibaia – Retomada Cultural 2021 você encontra as lives que já rolaram e, para não esquecer daquela apresentação especial que você não pode perder, dá para clicar no botão “Definir lembrete” e receber uma notificação quando ela estiver prestes a começar. A programação de 17 a 19 de setembro você encontra abaixo, incluindo os links para as atrações que serão transmitidas ao vivo:

Sexta-feira – 17/9
18h – Projeto Mu-Danças, Quinteto de Metais e Lançamento do Livro Sport Club Atibaia – Jogos e Histórias de Mario Casimiro – Casa de Cultura Jandira Massoni

18h – AULA 1 Oficina de Interpretação para Teatro, TV e Cinema – Wellington Duran – On-line Plataforma ZOOM

19h – Rafael Schimidt apresenta “Violão Caboclo” – Centro de Convenções e Eventos Victor Brecheret: bit.ly/ViolãoCaboclo

19h – Show Kaito de Paula – Feira Noturna do Itapetinga

20h – Show Pagodeoow – Feira Noturna do Itapetinga

Sábado – 18/9
9h – Workshop de Cinema – Centro de Convenções e Eventos Victor Brecheret

10h – Oficina Show Ateliê Cênico Musical – Casa de Cultura Jandira Massoni

14h – Oficina das Cores e Suas Relações – Centro de Convenções e Eventos Victor Brecheret

19h – Aniela e Rafael Cardoso – Música do Interior – Cine Itá Cultural

Domingo – 19/9
10h – Caravana da Viola – Praça Aprigio de Toledo

14h – Apresentação de Circo – CAABEM – Parque Edmundo Zanoni

17h – Apresentação FAMA – Praça Claudino Alves

18h – Apresentação Musical Oxente – Intermusic – Centro de Convenções e Eventos Victor Brecheret: bit.ly/musicaloxente