Câmara aprova projeto que reconhece os serviços de delivery em Atibaia

A lei, de autoria do vereador Julio Cuba, inclui os sistemas de take away e drive-thru, formas de entrega e retirada de produtos em estabelecimentos comerciais.

 

A Câmara de Atibaia aprovou nesta semana projeto do vereador Júlio Cuba, que reconhece os serviços de delivery como essenciais à população. A proposta aprovada inclui as modalidades de take away e drive-thru. O objetivo foi incentivar o comércio, abalado pela crise da pandemia desde o ano passado.

A nova lei determina que os estabelecimentos deverão obedecer às normas e protocolos sanitários previamente incluídos pela Organização Mundial de Saúde (OMS), governo do Estado e município. “Agradeço aos nobres pares pela compreensão sobre a importância da iniciativa”, declarou o vereador ao comentar sua propositura.

O QUE SÃO?

O delivery consiste no transporte e entrega de produtos pelos restaurantes, que levam comida à casa ou ao trabalho das pessoas. O sistema take away é a retirada do produto sem que o cliente entre no estabelecimento, ou seja, faz o pedido e retira o produto na porta do comércio. Por último, o drive-thru é a compra de produtos sem que o consumidor saia do seu veículo.

Os serviços conquistaram a população, o que foi observado no aumento de pedidos e na adesão às plataformas de entrega de comida. Dados do setor mostram salto de 155% no número de usuários de março a abril do ano passado, período do primeiro pico da pandemia do coronavírus, quando o estimado para o período era de 30%.

 

AGRADECIMENTO

A Câmara aprovou o encaminhamento à Prefeitura de anteprojeto do vereador Júlio Cuba, que inclui no calendário oficial de eventos o Festival Gastronômico, atualmente em sua quinta edição.

O evento trabalha em 2021 com receitas inscritas, incluindo pratos doces e salgados com morango, fruta símbolo da cidade. A iniciativa é da Secretaria de Turismo e tem por objetivo promover e valorizar o comércio de Atibaia. O Festival vai até 3 de outubro.

O vereador Júlio Cuba agradeceu o apoio e a compreensão dos nobres pares. De acordo com o regulamento, durante todo o período do Festival, os competidores devem manter no cardápio o prato concorrente, cujo valor de comercialização não pode ultrapassar R$ 70,00 por unidade ou porção.

Munícipes, visitantes e turistas poderão participar como avaliadores, prestigiando os estabelecimentos e atribuindo notas para atendimento, sabor, apresentação e criatividade da receita. As iguarias serão classificadas de acordo com a pontuação recebida e os vencedores serão revelados na cerimônia de premiação.

Os estabelecimentos inscritos e as receitas apresentadas estão no link http://www.prefeituradeatibaia.com.br/noticia/5o-festival-gastronomico/.