Atibaia começa substituição de mudas para o início da Primavera

Secretaria de Agricultura implementa renovação de canteiros na cidade antes da estação das flores.

Nesta quarta-feira, 22 de setembro, começa a estação mais bonita do ano, a Primavera. A “Cidade das Flores” celebra o início da Primavera reforçando o Programa Atibaia Florida, com a substituição de mudas em diversos canteiros do município, deixando a paisagem ainda mais bonita, colorida e vibrante.

Como as mudas resistem entre 8 a 10 meses, alguns pontos estão tendo suas flores reposicionadas, incluindo canteiro da entrada da cidade, onde foram substituídas 1.200 mudas. Estão sendo plantadas Sunpatiens, que é a flor símbolo do Programa Atibaia Florida, por sua duração, resistência e colorido variado.

O Programa Atibaia Florida, coordenado pela Secretaria de Agricultura, teve início no final de 2017. As mudas utilizadas no programa são adquiridas ainda bem pequenas e cultivadas no Viveiro Municipal até o ponto de plantio ideal, gerando uma economia significativa para a Prefeitura, já que a muda pequena custa cerca de 10% do valor da já desenvolvida.

Outro fator de contribuição para a adaptação e bom desenvolvimento das flores e plantas, e economia do programa é a utilização de substrato proveniente da trituração de resíduos de podas de árvores feitas pelo município. O tratamento do solo e o trabalho de drenagem dos locais que vão receber o plantio também são decisivos para o sucesso do Atibaia Florida.

Atibaia possui atualmente cerca de 30 mil mudas espalhadas pelo município: entrada da cidade em frente à Praça Santa Helena (4.000 mudas), Rotatória Dona Gertrudes com a Jerônimo de Camargo (1.000 mudas), Av. Carvalho de Pinto (6.000 mudas), Av. Jerônimo de Camargo (8.100 mudas), Praça da Matriz (1.000 mudas), Rotatória do Rotary (2.500 mudas), Praça da Rodoviária (1.200 mudas), praça próxima a Sou Atibaia (3.000 mudas), Praça Guilherme Gonçalves (700 mudas), Entrada do Gabinete da Prefeitura (300 mudas), Letreiro “Eu Amo Atibaia” no Centro de Convenções (1.800 mudas).