Governo de SP autoriza repasse de R$ 202,2 milhões a 70 municípios estância

Edmir Chedid e o governador João Doria, em Serra Negra.

O governo estadual autorizou nesta quinta-feira (05) a liberação de R$ 202,2 milhões para obras de infraestrutura urbana e serviços de melhorias nas 70 estâncias turísticas de São Paulo. Por iniciativa do deputado Edmir Chedid (DEM), esta medida irá contemplar 11 municípios que integram o Circuito das Águas e da Região Bragantina, como Atibaia, Bragança Paulista, Morungaba e Serra Negra.
Esta liberação ocorreu durante solenidade da Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado (Aprecesp), promovida em Serra Negra. “A partir de agora, os municípios estão liberados para formalizar o convênio com a Secretaria de Estado de Turismo e Viagens. Um recurso importante para a manutenção de programas e projetos à comunidade e aos turistas”, disse o parlamentar.
Edmir Chedid afirmou que este é o maior valor anunciado pelo governo estadual aos municípios estância nos últimos cinco anos. “O investimento vai garantir às prefeituras a retomada do setor. Na prática, vai resultar na geração de empregos à comunidade, o que considero essencial à economia. Esta iniciativa também recebeu meu apoio na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp)”, completou.
A solenidade contou com a participação do governador João Doria e do vice-governador Rodrigo Garcia – ambos do PSDB –, além dos secretários de Estado de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, e de Turismo e Viagens, Vinícius Lummertz. Também contou com gestores do setor privado, prefeitos, vice-prefeitos e vereadores de municípios estância e de Interesse Turístico (MITs).

Projetos
Durante a solenidade da Aprecesp, a Secretaria de Estado de Turismo e Viagens lançou duas iniciativas para fomentar o setor. Segundo Edmir Chedid, o governo estadual firmou um convênio com o Sebrae-SP (Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequenas Empresas) para formar empreendedores do turismo de ecoaventura, além de garantir o lançamento do Projeto de Turismo Náutico.
“O convênio com o Sebrae-SP vai promover a cultura da qualidade, a gestão da segurança e a competitividade das empresas de ecoaventura em mais de 200 municípios. Neste caso, o intuito é fortalecer o setor em polos, como o Vale do Ribeira e o Pontal do Paranapanema. Esta iniciativa recebeu apoio da Associação das Prefeituras e também da Assembleia Legislativa”, declarou o parlamentar.
De acordo com o deputado Edmir Chedid, os convênios irão potencializar a vocação das nossas estâncias turísticas, estimulando a retomada econômica por meio do consumo doméstico de viagens. “O governo estadual e a Assembleia Legislativa mais uma vez uniram esforços para garantir que a retomada da economia nestes municípios ocorra de forma planejada e sustentável”, complementou.
Os empreendedores vão participar de seminários para compartilhamento de normas técnicas do setor, formação em gestão e em empreendedorismo, consultoria para micro e pequenas empresas e auditorias para certificação em gestão da segurança do turismo de aventura. O primeiro encontro promovido pelo governo estadual e Sebrae-SP está previsto para ocorrer no próximo dia 18, na capital.
O Projeto de Turismo Náutico é dividido em duas iniciativas: uma cartilha que detalha as estruturas que podem ser implantadas em rios, represas e municípios litorâneas e um passo a passo disponível no portal de Melhores Práticas no Turismo (clique aqui). “A intenção agora é garantir que as inciativas do governo estadual beneficiem o maior número possível de pessoas”, concluiu o parlamentar.