Bragança Paulista conta com programa voltado ao combate de rodeios clandestinos

Desde 2019, Bragança Paulista tem um programa voltado ao combate de rodeios clandestinos, monitoramento das provas e acompanhamento da sanidade dos animais em rodeios regulares. Essa ação é desenvolvida por servidores municipais da Secretaria de Meio Ambiente.

Por ser uma cidade do interior e com ampla área rural, são observados em Bragança Paulista, práticas de diversões clandestinas, com a utilização de animais de grande porte, como rodeios, vaquejadas e rinhas irregulares, havendo com isto a necessidade de continuidade das ações de monitoramento por parte dos órgãos ambientais.

Em 2021, novas práticas vêm sendo investigadas e fiscalizadas pela Prefeitura Municipal, dentre elas as supostas corridas de American Trotter, sem autorização.

Os resultados das ações são positivos. Desde a implantação do programa foram realizadas 21 abordagens e por meio delas a constatação de 11 equinos com lesões no focinho, devido às rédeas utilizadas para a prática desportiva em todos os animais; 6 identificados com marcas na parte inferior dianteira da barriga, resultantes do uso de esporas estreladas (pontiagudas). Todos os responsáveis foram autuados.

Como são ações constantes, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente continua atenta a qualquer ação que envolva animais de grande porte e conta com a colaboração da população para que denuncie a ocorrência de maus tratos e, principalmente, a realização de rodeios e provas clandestinas, uma vez que ocorrem em locais ermos e de difícil acesso.

Para denúncias, o cidadão pode utilizar o aplicativo e-Ouve, ou pelo site eouve.com.br, ou ainda entrar em contato com a Secretaria de Meio Ambiente pelo telefone (11) 4034-6780 ou pelo e-mail dibem@braganca.sp.gov.br.