Atibaia inicia retomada gradual de atividades para os idosos

Plano experimental da Prefeitura contará com atividades oferecidas exclusivamente para os idosos que já foram vacinados com as duas doses contra Covid-19.

Depois de cerca de um ano e meio afastados das atividades por causa da pandemia, os idosos terão a oportunidade de voltar a exercer algumas práticas esportivas e também de convivência, de forma experimental, gradual e com rígido protocolo sanitário preparado pela Prefeitura de Atibaia para um retorno seguro dos idosos às atividades no município.

Com o avanço da vacinação contra a Covid-19, a Secretaria de Esportes, de Assistência e Desenvolvimento Social e o Conselho do Idoso se reuniram para analisar a possibilidade de retomar as atividades, e elaboraram um plano experimental, com atividades oferecidas exclusivamente para os idosos que já foram vacinados com as duas doses contra Covid-19, e limitando o número de participantes.

O retorno das atividades físicas será gradual, a partir de 1 de setembro, já que, por consequência do isolamento social, este público ficou muito tempo em casa. Os idosos que possuem a carteirinha poderão utilizar a mesma. Caso ela esteja vencida, precisará ser renovada. Os professores serão orientados a cobrar a carteira de vacinação contra Covid-19 e a observância dos protocolos de segurança.

Os idosos estão entre o público mais afetado pela pandemia. Como grupo de risco, a grande maioria deles ficou longe das atividades, inclusive de familiares e amigos. Em muitos casos, a repentina interrupção de práticas rotineiras e o necessário recolhimento domiciliar foram causadores de quadros de depressão e estresse, chegando até mesmo a prejudicar capacidades cognitivas e relacionais. Por isso, a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social desenvolveu no início deste ano um projeto de visita a idosos fragilizados emocionalmente devido à pandemia.

Volta do CCTI em outubro
Além das práticas esportivas, a partir do mês de outubro, o Centro de Convivência da Terceira Idade (CCTI) voltará com algumas de suas atividades. O local está passando por pequenas reformas que melhorarão o funcionamento, a infraestrutura e o atendimento à população.

Os idosos que já frequentavam as atividades serão convidados ao retorno gradual, com uma atualização cadastral, reunião de boas-vindas, roda de conversa e Clube da Leitura para saber um pouco mais da rotina deles durante este período. O projeto será um piloto que ensaia a retomada das atividades. Para as atividades esportivas no CCTI, os idosos que não possuem a carteirinha da Secretaria de Esportes deverão comparecer ao Elefantão para providenciar, além de precisarem de um atestado médico atualizado.

O CCTI tem atividades culturais, artesanais, de acolhida e assistenciais que propiciam o convívio e fortalecimento de vínculos, ressignificando a rotina dos idosos por meio da troca de saberes e cuidados.

Ainda por medidas de segurança, até o final do ano serão realizados poucos encontros por mês. Mas a agenda para 2022 já está sendo preparada e deve ser bem movimentada, com passeios e eventos para os idosos, caso a pandemia não atrapalhe.