Você já conhece o óleo vegetal brasileiro de Açaí?

Priscila Torres

 

Hoje vamos começar essa série sobre os óleos vegetais brasileiros, mostrando suas propriedades e formas de uso. Vamos nessa?
Os óleos vegetais são compostos por ácidos graxos naturais compatíveis com a nossa pele, auxiliando na manutenção da flexibilidade e na hidratação. São ótimos para diluir os óleos essenciais, para o uso tópico. Existem óleos vegetais extraídos de plantas nativas brasileiras, com a composição muito rica e diversa, confira:
Óleo vegetal de Açaí: A palmeira de Açaí é nativa da várzea da região amazônica. Extraído da polpa do fruto, o Óleo Vegetal de Açaí traz inúmeros benefícios para a manutenção do equilíbrio da pele e dos cabelos. Possui alto conteúdo de ácido oléico e linoléico, bem como vitamina E, fitoesteróis e antocianina, substância que dá a coloração arroxeada e de forte poder antioxidante. Auxilia na prevenção de sinais de envelhecimento, de estrias e hidrata profundamente a pele. Nos cabelos, nutre e repara os fios danificados, traz brilho intenso, flexibilidade, controle de frizz, confere proteção térmica e facilidade na hora de pentear.
É rico em ômega 9, além de conter ômega 6, ácido palmítico, vitaminas A, D e E, e fitoesteróis que previnem os sinais de envelhecimento e processos inflamatórios. Nativa da várzea da região Amazônica, seu nome deriva do tupi, açaí “fruta que chora” em alusão ao sumo que se desprende de seu fruto.

Priscila Torres, da Trilha dos Aromas, é Aromaterapeuta e Perfumista Botânica