Saúde de Atibaia é premiada com Selo de Atenção Primária de Qualidade

Certificação do Ministério da Saúde foi concedida a apenas dois municípios da região de Campinas que atingiram resultados acima de 7 nos indicadores de desempenho na Atenção Primária à Saúde.

Há cerca de um ano e meio o Brasil e o mundo estão mergulhados em uma pandemia que tem afetado de maneira avassaladora o sistema de saúde. Além de lidar com os casos de Covid-19, os profissionais de saúde continuaram atendendo uma série de outros pacientes com necessidades diversas. Em Atibaia, o desempenho no atendimento rendeu à Secretaria Municipal de Saúde o Selo de Atenção Primária de Qualidade, certificação concedida pelo Ministério da Saúde.

Apenas duas cidades do Departamento Regional de Saúde (DRS) da região de Campinas conseguiram a certificação: Atibaia e Tuiuti. Em todo o país, 225 municípios ganharam esse reconhecimento por trabalharem pelo fortalecimento da Atenção Primária (APS), além de valorizar o esforço dos profissionais de saúde que, mesmo diante de uma emergência sanitária de caráter mundial, priorizam o papel da APS como porta de entrada no sistema de saúde.

Foram certificadas aquelas gestões que atingiram resultados acima de 7 nos indicadores de desempenho em 2020. Dentre os critérios estão: Consultas de pré-natal; Atendimento odontológico na gestação; Realização de exames para sífilis e HIV em gestantes; Cobertura de exame citopatológico; Vacinação contra poliomielite inativada e de pentavalente; Acompanhamento de pessoas hipertensas; e Solicitação de hemoglobina glicada para pessoas com diabetes. De acordo com o Ministério da Saúde, os 5.570 municípios do país serão avaliados anualmente de acordo com os critérios acima para receberem o selo APS de Qualidade.

Nesta sexta-feira (22), a secretária de Saúde de Atibaia, Sonia Carvalho, e outros representantes da pasta estiveram na Regional de Campinas para apresentar a metodologia usada por Atibaia para atingir todos os indicadores durante este ano.